Dados do Trabalho


TÍTULO

IMPACTO DA OTOPLASTIA NA QUALIDADE DE VIDA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

OBJETIVO

As orelhas proeminentes afetam cerca de 5% da população, o que torna esse problema relativamente frequente. Essa é a alteração congênita mais comum do pavilhão auricular e existem diversos procedimentos estéticos para corrigi­-lo. A orelha de abano além de prejudicar a harmonia facial, tende a desencadear problemas psicológicos e de comportamento nesses pacientes. Desta forma surge a disposição para avaliar o impacto psicológico e social da cirurgia corretiva das anormalidades auriculares, avaliando seus desfechos nas populações estudadas, considerando o grau de satisfação e insatisfação obtidos pelos questionários em diferentes circunstâncias, para assim determinar os fatores mais influentes e determinantes para o sucesso da correção da orelha de abano.

MÉTODO

Esta é uma revisão sistemática da literatura, redigida de acordo com as diretrizes do protocolo PRISMA. Foram incluídos nesta revisão ensaios clínicos e estudos retrospectivos abrangendo qualquer faixa etária e qualquer gênero.

RESULTADOS

Os tipos de cirurgia compreendidos foram: Mustarde, Otoplastia de furnas, Negrevergne, Técnica de sutura de conchomastoide, Stenstrom e Heftner, utilização de estrutura de polietileno poroso, Método de sutura e Método de ressecção, variando de acordo com cada cirurgião, havendo uma predominância do tipo Mustarde e Negrevergne. Os questionários mais utilizados foram: Glasgow Benefit Inventory (GBI), Glasgow Childrens Benefit Inventory (GCBI), e The Health Measrument Questionnaire (HMQ), prevalecendo em mais da metade dos estudos. Outros questionários como Kiddo­KINDL, Visual Analog Scale (VAS), Patient Outcomes of Surgery­head/neck (POS­head/neck), também foram utilizados. A taxa de satisfação obtida foi superior a 80% em mais da metade dos artigos analisados. Apenas um quarto dos estudos apresentou uma taxa de satisfação menor que 50%.

CONCLUSÕES

A presente revisão sistemática de literatura teve por objetivo comprovar que a realização da otoplastia melhora significativamente a qualidade de vida dos pacientes sob várias perspectivas, tanto estéticas quanto psicológicas. A melhora observada foi individual e coletiva, visto que melhorou a qualidade de vida dos pacientes, e também demonstrou efeito sobre as relações pessoais, tanto nos adultos quanto nas crianças. Dessa forma, conclui­se que a realização da otoplastia é satisfatória. Além disso, quanto mais cedo esta for realizada, menores serão os impactos negativos da orelha de abano na vida do indivíduo.

Área

CIRURGIA PLÁSTICA (Inclusive neoplasias malignas de pele)

Instituições

UNIFENAS - Minas Gerais - Brasil

Autores

RAIRANA BOSKA, PAULA RIBEIRO BRITTO BORGES, ALAN CARNEIRO VIEIRA, RAFAELA MALAGOLI SANTOS, CAROLINA SIMÕES, MARINA MATTA ARAUJO, ROBERTO FIRMINO, bianca rocha