Dados do Trabalho
TÍTULO
MODELO DE GASTRECTOMIA PARCIAL VIDEOLAPAROSCOPICA DE BAIXO CUSTO
OBJETIVO
Com a expansão da cirurgia minimamente invasiva, foi necessário que os cirurgiões adquirissem uma nova série de habilidades para superar desafios inexistentes na cirurgia convencional, como a perda de profundidade devido à imagem ser bidimensional, percepção invertida do movimento das mãos, limitação do grau de movimentação das pinças, diminuição da sensibilidade tátil e necessidade de realizar movimentos com ambas as mãos. Com base nisso, é perceptível a necessidade de simuladores para desenvolvimento de habilidades videolaparoscópicas, bem como promove uma incorporação adequada de aprendizado, pois permitem muita repetição sob supervisão qualificada. Dessa forma, o trabalho atual busca avaliar a percepção dos alunos em relação a um modelo de gastrectomia à Billroth 1 e à Billroth 2 videolaparoscópica.
MÉTODO
As gastrectomias à Billroth 1 e à Billroth 2 eram realizadas em um estômago, que foi moldado de feltro e preenchido com enchimento para almofada, dentro de uma caixa tampada cuja visualização era feita por uma webcam em um notebook. Para simular a ressecção gástrica, foi utilizado fecho de gancho e laço, permitindo a separação entre as partes do estômago. Os estudantes realizavam primeiro o Billroth 1 e depois o Billroth 2 e, após a prática, foi solicitado que os alunos respondessem um questionário que avalia a atividade com base na escala Likert de 5 pontos.
RESULTADOS
A prática foi realizada por 25 alunos com média de, aproximadamente, 20 anos e 3º semestre. Desses alunos, 21 (84%) ainda não haviam tido nenhum contato com o procedimento antes. Quando questionados sobre a capacidade do simulador em ajudar a compreender o procedimento, os alunos avaliaram com média 4,76. Questionando-se a possibilidade do simulador ser utilizado novamente em outros momentos/aulas, a nota média foi 4,96. Sobre mais aulas de procedimentos cirúrgicos serem associados com simuladores, todos os alunos deram a nota máxima. Já acerca da capacidade dos alunos em reproduzir o estômago em outros momentos, a nota média foi de 4,64. Por fim, quando questionados sobre o campo visual do simulador, os alunos avaliaram com média 4,56. Após a quantificação dos tempos da atividade, o tempo médio para a realização do Billroth 1 foi de 5 minutos e 47 segundos e para o Billroth 2 foi de 3 minutos e 13 segundos.
CONCLUSÕES
Com materiais de baixo custo e de fácil acesso, foi possível adaptar procedimentos complexos em simuladores de uma maneira mais simples, onde o estudante que está tendo contato pela primeira vez com o procedimento e/ou com a videolaparoscopia consegue compreender de uma forma eficaz. A diminuição do tempo entre o Billroth 1 e Billroth 2 sugere que a familiaridade com a manipulação da peça e realização prévia do procedimento auxiliam no desempenho final.
Área
EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA
Instituições
Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Ceará - Brasil
Autores
Heron Kairo Sabóia Sant'Anna Lima, Douglas Marques Ferreira De Lima, Lara Poti Nobre, Adriano Marcelino Lobo Filho, Antonio Victor Gouveia Azevedo dos Santos, Rodrigo Teófilo Parente Prado, Matheus de Souza Mendes, Francisco Julimar Correia de Menezes