Dados do Trabalho


TÍTULO

A CONTRIBUIÇAO DO ESTADO DO CEARA NOS TRANSPLANTES HEPATICOS BRASILEIROS

OBJETIVO

Atualmente, são mais de 1000 transplantes realizados por ano no mundo, o Brasil ocupa 3º colocado com o maior número de transplantes hepáticos. Dentro desses números, o Ceará ocupa a 4ª colocação no número de transplantes hepáticos. O presente estudo tem como objetivo analisar quantitativamente a quantidade de transplantes hepáticos realizados no Brasil e no estado do Ceará entre janeiro de 2017 a junho de 2018.

MÉTODO

Para essa revisão, foi utilizado os dados apresentados no Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) referente ao período de janeiro de 2017 até junho de 2018. Após coleta dos dados, os mesmo foram inseridos e analisados no programa Microsoft Excel 2010.

RESULTADOS

Durante o ano de 2017, foram realizados um total de 2.109 transplantes hepáticos no Brasil. Nesse período, o Ceará realizou 201 transplantes hepáticos, sendo este número responsável por aproximadamente 9,5% da quantidade total nacional, representando o 4º estado com maior quantidade de transplantes hepáticos. Quando analisado transplante por milhão de população em números totais, por estado, durante o ano de 2017 o Ceará representa o 3º estado com maior número de transplantes, ficando acima da média nacional. É importante ressaltar que como nem todos os estados brasileiros realizam transplantes hepáticos, a média brasileira é bastante reduzida. No ano de 2018, entre janeiro e junho, houve um total de 1087 transplantes hepáticos no Brasil. O estado do Ceará contribuiu com 121 transplantes (12% da quantidade nacional), sendo o 4º estado brasileiro com maior número absolutos de transplantes. Comparando o período de janeiro a junho em 2017 e em 2018, houve um aumento na quantidade absoluta de transplantes realizados no Brasil de 1.019 (2017) para 1.087 (2018), apresentando uma taxa de crescimento de 6,67%. O estado do Ceará, na mesma comparação de tempo, cresceu de 99 (2017) transplantes para 121 (2018), apresentando uma taxa de crescimento de 22,2%.

CONCLUSÕES

Com base nos dados coletados, é perceptível que o estado do Ceará foi um dos maiores contribuintes para a formação do número total de transplantes hepáticos no Brasil durante janeiro de 2017 e junho de 2018, sendo representado nas 4 primeiras posições que mais influenciaram a quantia nacional. Sob essa perspectiva, é preciso maiores estudos acerca do dimensionamento dos transplantes no Brasil e em cada estado, para que assim seja possível tornar mais uniforme a distribuição de transplantes pelos estados brasileiros.

Área

TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS

Instituições

Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Ceará - Brasil

Autores

Heron Kairo Sabóia Sant'Anna Lima, Douglas Marques Ferreira de Lima, Lara Poti Nobre, Antonio Victor Gouveia Azevedo dos Santos, Francisco Julimar Correia de Menezes