Dados do Trabalho


TÍTULO

AVALIAÇAO DA PERCEPÇAO DO MODELO DE BAIXO CUSTO PARA TREINAMENTO DE ACESSO VENOSO CENTRAL SUBCLAVIO NA GRADUAÇAO

OBJETIVO

O acesso venoso central é amplamente usado no meio médico, porém, é um procedimento invasivo que existem riscos ao ser realizado, como pneumotórax, hemotórax e outros. Por esse motivo, é importante que os profissionais desenvolvam a prática deste procedimento, com objetivo de aprimorar habilidades e diminuir complicações.O uso de simuladores surge como uma opção para treinamento destes procedimentos,permitindo um treinamento repetitivo, livre de riscos e em ambiente controlado, dando a oportunidade do profissional se familiarizar com o equipamento e seu manejo. Um fator limitante destes simuladores é o seu alto custo, portanto propomos a aplicação de um simulador de acesso venoso central de baixo custo.

MÉTODO

O modelo foi realizado com materiais de baixo custo para simular o acesso venoso à veia subclávia e foi aplicado em um curso teórico-prático de cirurgia com alunos de medicina. Primeiramente houve uma aula teórica acerca do tema e em um segundo momento os participantes fizeram a prática no simulador. Após a prática os alunos responderam um questionário de percepção acerca do modelo, com perguntas que discursavam acerca do material utilizado, correlação anatômica, realização do procedimento no modelo e aprendizagem do procedimento. As resposta do questionário foi estruturadas em escala Likert.

RESULTADOS

Foram obtidas 35 respostas nos questionário. Destes, nenhum teve experiência prévia com o procedimento de acesso venoso central. Este modelo foi avaliado por mais de 85% dos alunos como satisfatório para o aprendizado do procedimento do acesso venoso central, mostrando a viabilidade deste para o ensino e atestando sua eficácia sendo avaliado como útil para ser entendido as etapas do procedimento por 91,4% dos participantes, ainda sendo um modelo de baixo custo aumenta a acessibilidade ao público alvo.O uso de simuladores no ensino da medicina estão cada vez mais comuns, por se tratarem de um ambiente controlado, onde o aluno pode evoluir a sua habilidade prática, já que está cada vez mais difícil obter recursos humanos para estes fins. Mesmo com a prática teórica e prática no simulador, amplo número de alunos não concordou estar seguro com a realização do acesso venoso central, o que afirma a necessidade de mais práticas como esta no meio acadêmico. Cerca de 45,7% dos participantes concordaram totalmente com a correlação anatômica do modelo com a realidade. Nesse contexto, encontramos algumas limitações no modelo, quanto a perfeita correlação anatômica das estruturas no caso do acesso venoso à veia subclávia.

CONCLUSÕES

Portanto, o simulador de baixo custo proposto obteve uma boa avaliação e mostrou-se efetivo para o ensino do procedimento em questão e, ainda, por ter um custo acessível pode ser aplicado e larga escala.

Área

EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA

Instituições

Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Ceará - Brasil

Autores

Matheus de Almeida Coutinho Rodrigues, Adriano Marcelino Lobo Filho, Victor Ary Câmara, Heitor Moita Mota, Heron Kairo Sabóia Sant'Anna Lima, Douglas Marques Ferreira de Lima, Afonso Nonato Goes Fernandes, Francisco Julimar Correia de Menezes