Dados do Trabalho


TÍTULO

FISTULA CAROTIDEO CAVERNOSA TRAUMATICA

INTRODUÇÃO

A FÍSTULA CAROTÍDEO CAVERNOSA(FCC) É UMA COMUNICAÇÃO PATOLÓGICA ENTRE A ARTÉRIA CARÓTIDA INTERNA E O SEIO CAVERNOSO. CARACTERIZA-SE POR CONEXÕES ESPONTÂNEAS OU ADQUIRIDAS, QUE PODEM SER CLASSIFICADAS COMO DIRETA OU INDIRETA, E DE ALTO FLUXO OU DE BAIXO FLUXO, SEGUNDO A HEMODINÂMICA. RESULTAM DE TRAUMA CRANIO ENCEFÁLICO(TCE), DISPLASIA FIBROMUSCULAR, DISSECÇÃO ARTERIAL, SÍNDROMES DE DEFICIÊNCIA DE COLÁGENO E RUPTURA DE ANEURISMA CAVERNOSO DA ARTÉRIA CARÓTIDA INTERNA. AS PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS SE BASEIAM NA TRÍADE CLÁSSICA: SOPRO PULSÁTIL (85%), PROPTOSE (79%) E HIPEREMIA CONJUNTIVAL (70%). ENTRETANTO, CEFALEIA, DOR RETRO ORBITÁRIA, OFTALMOPLEGIA, DIPLOPIA E ZUMBIDO DE CARÁTER PULSÁTIL PODEM ESTAR PRESENTES.

RELATO DE CASO

S.P.N, MASCULINO, 23 ANOS, VÍTIMA DE ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO COM PERDA DA CONSCIÊNCIA POR ALGUNS MINUTOS, EVOLUIU COM CEFALEIA INTENSA. ENCAMINHADO PARA O PRONTO SOCORRO, REALIZOU TOMOGRAFIA DE CRÂNIO(TC) QUE NÃO EVIDENCIOU ALTERAÇÕES, TRATADO COM ANALGÉSICOS, OPIOIDES E ANTI INFLAMATÓRIOS ATÉ ALTA HOSPITALAR. APROXIMADAMENTE 45 DIAS APÓS O TRAUMA APRESENTOU EDEMA PERIORBITÁRIO À ESQUERDA, COM DIMINUIÇÃO DA ACUIDADE VISUAL E SENSAÇÃO DE “AREIA NOS OLHOS”. EVOLUIU COM A MESMA SINTOMATOLOGIA NO OLHO DIREITO, ASSOCIADO A PROPTOSE OCULAR E EDEMA (4+/4+) DE GLOBO OCULAR. AO EXAME OFTALMOLÓGICO: PROPTOSE DO GLOBO OCULAR BILATERAL, MAIS ACENTUADO Á DIREITA, INJEÇÃO CILIAR E QUEMOSE BILATERAL. SOPRO À AUSCULTA E EXOFTALMIA PULSÁTIL. REDUÇÃO IMPORTANTE DO CAMPO VISUAL, COM DIMINUIÇÃO GLOBAL DA SENSIBILIDADE. MOTILIDADE OCULAR REVELOU PARALISIA DO II, IV E VI PARES CRANIANOS. FOI SOLICITADO ANGIOGRAFIA QUE DEMONSTROU FCC DIRETA ESQUERDA, COM REFLUXO VENOSO AO SEIO CONTRALATERAL E VEIA OFTÁLMICA ESQUERDA. CONDUTA REALIZADA PELO SERVIÇO DE RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA COM TRATAMENTO ENDOVASCULAR ATRAVÉS DE PUNÇÃO EM ARTÉRIA FEMORAL ESQUERDA, MEDIANTE EMBOLIZAÇÃO COM 14 MOLAS DE PLATINA COM LARGAGEM CONTROLADA, OBTENDO-SE OCLUSÃO DO SEIO CAVERNOSO E DA CARÓTIDA INTERNA, AMBOS DO LADO ESQUERDO. APÓS PROCEDIMENTO, PACIENTE EVOLUIU COM DIMINUIÇÃO PROGRESSIVA E TOTAL DA QUEMOSE BILATERAL, REDUÇÃO DA DOR RETRO ORBITÁRIA, PORÉM TEVE PERDA TOTAL DA VISÃO E DA SENSIBILIDADE DO OLHO DIREITO POR ISQUEMIA DO NERVO ÓPTICO E PERDA PARCIAL DA ACUIDADE VISUAL ESQUERDA.

DISCUSSÃO

AS FCCs PÓS-TRAUMÁTICAS OCORREM EM CERCA DE 0,2% DOS TCEs. NA LITERATURA AINDA HÁ MUITA DISCORDÂNCIA SOBRE A FISIOPATOLOGIA DAS FISTULAS PÓS TRAUMA. DESSA FORMA, É IMPORTANTE REGISTRAR CASOS COMO ESTE DEVIDO POUCOS RELATOS DE TCEs COMPLICANDO COM A FORMAÇÃO DE FCC. INCOMUMENTE, A FORMAÇÃO DA FCC NO CASO DESCRITO FORMOU-SE TARDIAMENTE CONFORME TC SEM ALTERAÇÕES VASCULARES E ANATÔMICAS NO PRIMEIRO ATENDIMENTO. A SINTOMATOLOGIA OCULAR SURGIU MAIS DE 1 MÊS APÓS O TRAUMA. O MANEJO ENDOVASCULAR DEVE SER O MÉTODO DE ESCOLHA EM CASO DE TROMBOSE ESTENDENDO-SE ALÉM DA FISTULA, PROPTOSE, DIMINUIÇÃO OU PERDA DA ACUIDADE VISUAL ENTRE OUTRAS ALTERAÇÕES QUE POSSAM TER COMPLICAÇÕES DE CARÁTER IRREVERSÍVEL.

Área

TRAUMA

Instituições

UNICEUMA - Maranhão - Brasil

Autores

DANIEL OLIVEIRA COELHO, MÔNICA CRISTINA NASCIMENTO SILVA, LIANA PAULA GUTERRES CORRÊA, LUMA SOLIDADE BARRETO, MICAELA HENRIETTE GASPAR SOUZA, PAULA BACELAR DE CARVALHO, LIVIA SOLIDADE BARRETO, GABRIEL DE SOUSA MACEDO