Dados do Trabalho


TÍTULO

CANCER DE MAMA MASCULINO: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O câncer de mama masculino é uma neoplasia rara e pouco estudada. A incidência aumenta com a idade e o diagnóstico precoce pode proporcionar melhor prognóstico, no entanto, o óbito nesta doença é elevado em consequência do diagnóstico tardio. Assim, os autores relatam um caso de câncer de mama em um homem com tumor localmente avançado. São abordados aspectos epidemiológicos, diagnóstico e tratamento da doença.

RELATO DE CASO

Paciente A.A.S, masculino, 73 anos, lavrador, procedente de Maurilândia-TO, internado no Hospital Regional de Araguaína-TO, referindo nódulo indolor em mama direita de crescimento progressivo há 5 anos após trauma na região. A lesão evoluiu com ulceração e sangramento. Além disso, apresentava vômitos, queda do estado geral, e infecção do trato urinário. Paciente morava sozinho há dois anos e sem contato com familiares. Referia história familiar de câncer de mama em uma irmã falecida aos 42 anos, negava tabagismo e etilismo. Ao exame: PS 2, lúcido, orientado, desidratado, afebril, normotenso, emagrecido, com tumor ulcerado 8 cm X 6 cm em mama D, friável e linfadenopatia axilar D. O estadiamento clínico inicial foi T4bN1Mx. Os exames laboratoriais revelaram: ureia 341mg/dL, creatinina 6,2 mg/dL. Hemoglobina 6,2 g/dl. Após o diagnóstico de insuficiência renal e hipertrofia prostática benigna, o paciente foi avaliado pela nefrologia e evoluiu com melhora considerável da nefropatia. Foi então realizado core biopsy que revelou “carcinoma ductal infiltrante, G2”. Os demais exames pré-operatórios e de estadiamento revelaram-se normais (T4bN1M0). O paciente foi submetido à cistostomia cirúrgica e em seguida à mastectomia radical modificada direita. Ele apresentou boa evolução pós-operatória, recebendo alta no 14º DPO. O histopatológico e a imunohistoquímica da peça cirúrgica do paciente revelaram: CDI, G2, pT3N1Mx, triplo negativo. No momento o paciente encontra-se bem e foi encaminhado para tratamento adjuvante.

DISCUSSÃO

O câncer de mama masculino é uma neoplasia rara de pior prognóstico em relação ao câncer feminino devido a alguns fatores anatômicos. Os principais fatores de risco para esta doença identificados na literatura são: idade, história familiar, insuficiência hepática, tratamentos hormonais prolongados, tumores de testículo, entre outros. Dentre os fatores de risco citados pode se perceber que além da idade, o paciente apresentava uma história familiar. De forma semelhante aos casos relatados na literatura, o diagnóstico se fez numa fase avançada da doença. Tal fato compromete o prognóstico e acarreta maior mortalidade em relação aos casos de neoplasia mamária feminina. Quanto ao tratamento do câncer de mama masculino, este é semelhante ao câncer de mama feminino e leva em consideração o estadiamento anatômico e os fatores biológicos do tumor. Neste caso, optou-se pela conduta cirúrgica inicialmente devido à ulceração tumoral na mama direita com sangramento ativo e às más condições clínicas e sociais do paciente para quimioterapia neoadjuvante.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Instituto Presidente Antônio Carlos - Tocantins - Brasil

Autores

Nader Nazir Suleiman, Andressa Santos Osório, Vinícius Castro Barbosa Fonseca, João Paulo Santana Suleiman, Camila Fecury Cerqueira, Thayná Soares Oliveira, Eric Oliveira Soares Júnior, Rogério Rodrigues Veloso