Dados do Trabalho


TÍTULO

TUMOR DE FRANTZ - UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

Descrito pela primeira em vez, em 1959, por Frantz , o tumor de Frantz ou tumor sólido pseudopapilar do pâncreas (TSPP) é uma neoplasia rara, com menos de mil casos relatados na literatura mundial. Afeta predominantemente mulheres jovens, com pico de incidência entre os 20 e 30 anos de idade de crescimento indolente, sendo raramente metastático e com bom prognóstico.

RELATO DE CASO

Paciente M.M.N., 24 anos, feminino. Em 2014, foi admitida em serviço hospitalar com queixa de dor abdominal em cólica. Localizada em região epigástrica, irradiando para hipocôndrio esquerdo onde se apresentava mais intensa. Crises intensas de epigastralgia, acompanhada de náuseas e vômitos, foram registradas ao longo de dois anos. A paciente foi diagnosticada com gastrite, o tratamento indicado foi um inibidor da bomba de prótons, sem melhora e solução do caso. Foram solicitados exames laboratoriais e de imagens (ultrassonografia de abdome total e tomografia computadorizada de abdome e pelve); não houve nenhuma alteração.
Em uma segunda tomografia computorizada de abdome, em 2015, evidenciou a presença de lesão expansiva hipodensa bem delimitada com algumas áreas hiperdensas em seu interior, observando-se ainda algumas áreas de discreto realce progressivo e heterogêneo pelo meio de contraste, e também algumas áreas que não sofrem realce em seu interior, medindo 3,0 cm no maior eixo longitudinal e 3,3 x 2,3 cm nos eixos axiais. Essa lesão é predominante exofítica em contato íntimo com o antro gástrico. No US de abdome total, mostrou uma massa heterogênea, sólida, ocupando corpo e cauda do pâncreas, com áreas de hemorragia e necrose. Foi realizada uma pancrectomia parcial com ressecção da extremidade distal da cauda pancreática. Restante do mesmo homogêneo, com dimensões preservadas. Dessa forma, o exame anatomopatológico confirmou o diagnóstico de Tumor de Frantz.

DISCUSSÃO

A apresentação clínica é variada. O paciente pode apresentar massa abdominal palpável, associada ou não à dor abdominal, acompanhada de epigastralgia e/ou náuseas e vômitos, relacionados a efeitos compressivos em órgãos adjacentes. Porém, a maior parte dos casos é diagnosticada ocasionalmente em exames de imagem para outras finalidades, como foi observado neste relato. As principais características de imagem são massa única de grandes dimensões, encapsulada, sólida, mista ou predominantemente cística, mais frequentemente localizada na cauda pancreática. No caso em tela, a massa estava ocupando corpo e cauda pancreáticos. A necrose hemorrágica central é um achado comum e a ressonância magnética pode ser útil.
A ressecção cirúrgica completa do tumor é o tratamento de eleição, pois geralmente é curativa. O caso relatado teve manifestação habitual em relação à literatura.

Área

VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

Uniceplac - Distrito Federal - Brasil

Autores

Ana Leticia Argentino Bononi, Mariana Thees Perillo Rodrigues, Eduardo Henrique Soares Almeida, Mayza Maressa Oliveira, Barbara Alves Campos Ferreira, Geovana Thees Perillo Rodrigues, Luisa Freire Barcelos, Camille de Souza Carvalho