Dados do Trabalho


TÍTULO

RELATO DE CASO E REVISÃO DE LITERATURA: INTUSSUSCEPÇÃO INTESTINAL EM ADULTO COM GASTROSTOMIA

INTRODUÇÃO

O presente estudo tem como objetivo relatar caso admitido em um hospital publico de ensino e descrever aspectos diagnósticos e terapêuticos nos casos de intussuscepção intestinal em adultos correlacionando como uma das possíveis complicações em pacientes com gastrostomia. A intussuscepção intestinal é uma patologia frequente na população pediátrica e rara nos adultos. Na população adulta apresenta na maioria das vezes etiologia doença maligna e somam de 5% dos casos totais. Conceituada como a telescopagem de um segmento proximal do trato gastrointestinal dentro do lúmen do segmento adjacente, tem como forma de tratamento a abordagem cirúrgica na maioria dos casos. Descrições de intussuscepção intestinal relacionado com balonete da sonda de Folley utilizada na gastrostomia são raros, frente as complicações relatadas na literatura.

RELATO DE CASO

I.P.S., 52 anos, sexo masculino, pardo, natural do Rio de Janeiro, encefalopata após trauma crânio encefálico grave em 2016, realizou gastrostomia ha 2 anos, sem relato de outras comorbidades. Apresentou-se na emergencia do Hospital com queixa de dor abdominal epigástrica, náuseas e relato que a sonda de Folley utilizada na gastrostomia estava muito introduzida. Ao exame fisico apresentava regular estado geral, descorado 1+/4+, hidratado, afebril e estável hemodinamicamente. Abdome flácido, doloroso a palpação de epigástrio, e com sonda com apenas 2cm exteriorizada na parede abdominal. A tomografia computadorizada do abdome evidenciou imagem em alvo na topografia do intestino delgado com distensão a montante.Realizada um tentativa sem sucesso de esvaziar o balonete da sonda.Indicada intervenção cirúrgica por técnica convencional aberta, com hipótese de intussuscepção intestinal com obstrução alta. No inventario da cavidade constatou-se distensão de duodeno e estômago, e intussuscepção jejuno-jejunal, aproximadamente 15 cm do angulo de Treitz com balonete da sonda fazendo cabeça de pressão.O segmento intestinal intussuscepto não apresentava lesões ou sofrimento vascular. Para retirar a sonda, foi necessário introduzir um pouco mais a mesma, adiante da intussuscepção e esvaziar o balonete por punção, realizado ponto em “x” no local. Apos malaxar o segmento intestinal e desfeita a intussuscepção foi realizada dissecção da parede gástrica para confecção de nova gastrostomia, identificado clampe fechado preso a sonda, na luz do estômago, aderido na parede, provável causa da impossibilidade de esvaziamento do balonete.

DISCUSSÃO

A intussuscepção representa uma rara forma de obstrução intestinal em adultos, e rara complicação da gastrostomia.Nessa população quase sempre é secundaria a condição patológica, como divertículo de Meckel, estenoses e neoplasias.No estado da arte atual encontramos poucos casos descrevendo essa complicação, dificultando a comparação entre as facetas diagnosticas e terapêuticas deste caso, sendo um tema relevante a ser abordado.

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

Hospital Estadual Adao Pereira Nunes - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Gisele Castro Peron, Marcelo Goncalves Fernandes Manaia, Brian Silvestre, Paulo Silveira