Dados do Trabalho


TÍTULO

TUMOR AVANÇADO DO COLON DIREITO COM INVASAO DO FIGADO E DUODENO

INTRODUÇÃO

Relatar um caso de tumor avançado do colon direito, inicialmente diagnosticado como Diverticulite Aguda, em paciente idosa de 73 anos, com descoberta das infiltrações tumorais no intra operatório.l

RELATO DE CASO

Após 40 dias sendo tratada como Diverticulite Aguda foi reinternada. Realizou Colonoscopia em 03/01/2019 sendo identificado uma tumoração no ângulo hepático do colon, ocupando toda a circunferência contudo permitindo a passagem do aparelho até o íleo. Realizado biópsia. O endoscopista teve impressão de que o colon, nesta região, estava móvel.
Repetimos a CT de Abdome e Torax. Imagem da massa tumoral em hipocôndrio direito próxima ao fígado e duodeno (mas não referindo infiltração do duodeno ou fígado).
No dia 04/01/2019 foi submetida à Colectomia Parcial Direita por Vídeo. Não observamos ascite, implantes tumorais em peritônio, diafragma ou adenomegalias no mesentério e mesocolon. Realizamos as liberações do colon direito e transverso até próximo do tumor; convertemos para Laparotomia; necessitamos realizar uma hepatectomia segmentar não anatômica (seg.V) e, neste momento, identificamos a infiltração do Duodeno (1ª porção); realizamos uma Duodenectomia segmentar, preservando a face pancreática, orientamos a passagem de uma Sonda Naso Enteral até o ângulo de Treitz e reconstruimos o Duodeno com sutura em dois planos.
Hemicolectomia Direita com Linfadenectomia e anastomose íleo transverso término-lateral.
Na UTI, no 2º DPO, observamos a presença de secreção biliosa pelo Dreno de Black. Realizamos Rx de tórax (ausência de pneumoperitônio/ comparado ao dia anterior); demos 20 ml de água com azul de metileno (não corou a bile) e solicitamos dosagem de Amilase na secreção (não elevada).
No 3º dia iniciamos Dieta pela SNE + NPT; no 4º DPO a paciente retirou a SNE.
No 7º DPO foi transferida para Unidade Semi Intensiva. No 9º DPO, num domingo, apresentou volume maior de drenagem sanguinolenta na ferida, suspeitamos de evisceração, antecipamos a realização de CT DE Abdome, com contraste iodado via oral para avaliar a permeabilidade do duodeno e possibilidade de fístula. Na CT observamos a passagem do contraste pelo duodeno, ausência de escape, ausência de coleções intra peritoniais. Dieta líquida restrita VO no 10o DPO e alta para apto no 12o DPO.
Progredimos a dieta até pastosa de prato no 15º dia; redução e retirada da NPT.
Alta hospitalar no 20o DPO.
O laudo anatomo patológico confirmou Adeno Carcinoma Medular com infiltração no fígado e duodeno mas com as margens livres no colon, fígado e duodeno. 34 linfonodos todos sem metástases.
.

DISCUSSÃO

Relatar um caso de cancer de colon direito avançado com infiltração no fígado e duodeno descobertos no intra operatório com ressecções não anatômicas do fígado e duodeno e reconstrução do mesmo.
Encontramos poucos trabalhos na literatura demonstrando poucos casos identificados e tratados de tumores avançados do colon direito com infiltração no duodeno, pâncreas e fígado daí a importância deste conhecimento para o Cirurgião Geral.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Hospital Universitário Professor Edgar Santos - Bahia - Brasil

Autores

Heitor Carvalho Guimarães, Pablo Tarceu Nunes de Melo, Marcus de Carvalho Vaz Porto, Manoella Saiter Servino, Alexandre Lopes de Carvalho, Lorenna Lim Santos Andrade, Daniel Lins Cohim, Normand de Araujo Moura