Dados do Trabalho


TÍTULO

ABDOME AGUDO DEVIDO A TRICOBEZOAR GASTRICO E INTESTINAL: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

Bezoar é uma massa compacta de material indigerido no trato gastrointestinal , mais comumente encontrado no estomago. Pode ser classificado de acordo com o material que o constitui, sendo os tipos mais comuns : Tricobezoar (cabelo) , Fitobezoar (fibras e vegetais)e Farmacobezoares (fármacos). O Tricobezoar costuma estar associado a distúrbio psiquiátricos e alimentares, como a tricofagia (hábito de comer os proprios cabelos) , a tricotilomania(hábito de arrancar os próprios cabelos) e deficiências nutricionais, principalmente de ferro. Acomete principalmente mulheres até a terceira década de vida e os sinais e sintomas clínicos incluem dor abdominal, náuseas, vômitos, perda de peso, constipação, alopecia, halitose, presença de massa abdominal e hematêmese.

RELATO DE CASO

Paciente feminino, 15 anos, vem encaminhada ao hospital com dor em fossa ilíaca direita há 4 dias acompanhado de náuseas, vômitos e inapetência. Referia que a dor inicialmente era em hipocôndrio direito e migrou para fossa ilíaca direita. Negava febre, alergias e uso de medicações. Os exames laboratoriais revelaram anemia microcitica e hipocromica (HB 6,7 e HT de 23,4), leucócitos de 8,4 com 22 bastonetes, plaquetas de 41 mil e PCR de 98. Devido a suspeita clínica de abdome agudo foi realizado tomografia computadorizada de abdome que revelou distensão de alças intestinais com líquido livre na pelve e presença de material no interior do estomago e delgado sugestivo de corpo estranho. Com base nos achados e exames laboratoriais foi optado pela abordagem cirúrgica. No intra-operatorio foi realizado gastrotomia e enterotomia com retirada de tricobezoar de aproximadamente 11 cm no estomago e 7cm no delgado, procedimento realizado sem intercorrências. Devido quadro séptico, paciente foi encaminhada para UTI em uso de antibioticoterapia de amplo espectro. Recebeu alta da UTI no 4 pós operatório e alta hospitalar no 6 pós operatório. O exame anatomopatológico da peça tiveram diagnostico de tricobezoar. Paciente segue em acompanhamento ambulatorial com boa evolução.

DISCUSSÃO

O tricobezoar já era descrito por hipocráticos, porém foi apenas em 1889 quando o dermatologista Frances François Henri Hallopeau descreveu o comportamento de um jovem que arrancava os cabelos e os pelos do próprio corpo , que se identificou o ato como uma síndrome médica. Apenas 1% dos pacientes com tricofagia desenvolvem um tricobezoar. Vale ressaltar que outros transtornos psiquiátricos também podem estar associados ao tricobezoar, como transtornos mentais, abuso, transtorno obsessivo-compulsivo, depressão e anorexia nervosa. O distúrbio é observado predominantemente em adolescentes, mais frequentemente no sexo feminino. As principais complicações são: obstrução do intestino delgado, estomago e pancreaticobiliar, peritonite, sangramento gastrointestinal, intussuscepção, entre outras. Portanto, o reconhecimento e o tratamento oportuno do bezoar são de grande importância, assim como o tratamento da doença de base e distúrbios psiquiátricos.

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

Hospital Geral de Carapicuiba - São Paulo - Brasil

Autores

BRUNO AMANTINI MESSIAS, KARIN SILVA FERREIRA, GABRIEL CUNHA MACEDO FERNANDES, GABRIEL BELNUOVO VIEIRA, JAQUES WAISBERG