Dados do Trabalho


TÍTULO

SIMULAÇAO CIRURGICA PARA O APRENDIZADO EM EMERGENCIAS PEDIATRICAS: MODELOS EXPERIMENTAIS PARA TREINAMENTO PRATICO

OBJETIVO

Descrever o desenvolvimento de um modelo de treinamento utilizando a simulação realística como método de ensino em cirurgia e emergência pediátrica com enfoque em toracocentese, drenagem torácica, acesso venoso periférico e acesso vascular em situações de emergência: infusão intra-óssea.

MÉTODO

Foram utilizados 3 modelos de costela suína ao qual foi desenvolvido o projeto de ensino de toracocentese e drenagem torácica. Para reproduzir a via periférica, utilizou-se um macarrão de polietileno com equipos de infusão, revestido de couro sintético, apresentando uma extremidade em fundo cego e a outra conectada a duas bolsas de 500 mL de soro fisiológico acrescido de corante. E para o acesso intra ósseo de emergencia foram utilizados 30 modelos de pés de galinha com sua tíbia intacta. A oficina foi realizada com participação de um médico cirurgião pediátrico que apresentou uma breve explanação teórica sobre os procedimentos e casos clínicos. Posteriormente os componentes da liga acadêmica de cirurgia pediátrica, em conjunto com o cirurgião, demonstraram as técnicas dos procedimentos nos modelos supracitados, em seguida, os acadêmicos de medicina participantes da oficina colocaram em pratica os conhecimentos adquiridos. Após a oficina, os participantes responderam a um questionário sobre os modelos experimentais e a aula.

RESULTADOS

Dos 20 acadêmicos que participaram do curso e o avaliaram os modelos, 18 relataram que os modelos se mostraram práticos e adequados para representação dos tecidos humanos e aplicação das técnicas de toracocentese, drenagem torácica, acesso venoso periférico e infusão intra-óssea. Em relação ao questionário, houve criticas como falta de material para aporte da quantidade de participantes. Do total de alunos, 100 % afirmou que os modelos são necessários para a graduação, pois vincula a teoria, em muitos casos a única obtida em sala de aula, com a prática, utilizando-se técnicas realistas ou ainda os alunos que tem acesso a material de simulação a possibilidade de pratica em momentos posteriores as aulas habituais.

CONCLUSÕES

Esse estudo demonstrou a importância da simulação realística como complemento educacional médico acadêmico. Permitiu também a apresentação de modelos de baixo custo que podem ser facilmente reproduzidos pelos próprios acadêmicos para fins educacionais como oficinas, a partir disso demonstrou como ligas acadêmicas interferem de forma positiva, ao acrescentar conhecimento extracurricular e permitir que estudante entre em contato com mais áreas de interesse.

Área

CIRURGIA PEDIÁTRICA

Instituições

UniCeuma - Maranhão - Brasil

Autores

Luiz Eduardo Luz Sant'Anna, Maria Luiza Ibrahim Rocha Guimarães, Michelle Rafaelle Andrade Gurgel, Nathalya Batista Casanova, Gabriela Coutinho Amorim Carneiro, Luana Lara Farias Jesus Neves, Raíssa Cristina Abreu Pinheiro, Ana Beatriz Santana Silva