Dados do Trabalho


TÍTULO

A IMPORTANCIA DE SIMULACOES E CAPACITACOES NA PRATICA ACADEMICA E FORMAÇAO MEDICA: RELATO DE EXPERIENCIA

INTRODUÇÃO

Durante a trajetória acadêmica do estudante de medicina, há, de modo geral, dois tipos de currículo: o formal, com as atividades obrigatórias; e o informal, aquele em que o estudante busca atividades extracurriculares para participar. Entre tais atividades, existe a Liga Acadêmica de Trauma e Emergências Cirúrgicas (LATEC), um projeto que se encontra apoiado em dois princípios primordiais: capacitações internas e estágios supervisionados. É a partir desses pilares, que os membros ligantes, guiados pela prática, conseguem compreender sua futura vida profissional. Assim sendo, o presente relato tem como objetivo relatar a importância das atividades e capacitações para a formação médica dos membros da LATEC, da Universidade Salvador, em Salvador – Bahia.

RELATO DE CASO

A LATEC proporciona diferentes capacitações, sendo elas: simulações, discussão de casos clínicos, resolução de questões, aulas expositivas e práticas de procedimentos clínicos e cirúrgicos. Dentre os ensinamentos, temos simulações de: atendimento ao politraumatizado, suporte avançado de vida, retirada rápida automobilística, além dos casos teórico-prático de abordagem ao paciente de abdome agudo. Diante disso, um membro da liga atua como vítima, outro membro é posto como médico, fazendo todo o atendimento ao paciente, com a simulação de uma equipe, articulando o raciocínio para a resolução do caso e ditando os materiais e procedimentos necessários ao longo da evolução do paciente na simulação. Outro método de aprendizado utilizado são as capacitações específicas: paramentação, instrumentação cirúrgica, intubação orotraqueal, acesso intraósseo, acesso venoso central, acesso venoso periférico, cricotireoidostomia, drenagem torácica em selo d’água, suturas e prática com caixa videolaparoscópica. Para tais são utilizados manequins simuladores ou materiais específicos, possibilitando a prática dos procedimentos diversas vezes. Além disso, ocorre a consolidação do aprendizado com a aplicação dos procedimentos das capacitações no momento prático do estágio, sendo esse em centro cirúrgico, supervisionado pela equipe de cirurgia geral do hospital referente.

DISCUSSÃO

A prática é um pilar essencial na formação médica e é através dela que é possível concretizar o processo ensino-aprendizagem, pois se torna possível que o aluno aplique aquilo que lhe foi ensinado na teoria, além de criar suas próprias impressões sobre o saber médico. Desse modo, quando experiências são vivenciadas, elas ficam marcadas de certa forma, sendo possível uma maior associação a uma experiência vivida do que a uma informação repetida. A partir disso, a LATEC criou as capacitações internas com objetivo de tornar seus membros mais seguros e confiantes para atuação prática vivenciada no estágio supervisionado da liga. Com esse modelo de aula teórico-prática e estágio supervisionado, é possível que todos os ligantes exercitem na prática o que aprenderam na teoria, contribuindo para conhecimentos e habilidades acadêmicas, e competência prática.

Área

ENSINO MÉDICO

Instituições

UNIFACS - Bahia - Brasil

Autores

AMANDA LIMA OLIVEIRA, HERLES NAUM OLIVEIRA QUEIROZ, GABRIELA VAZ CALHEIRA, LEONARDO FERRARI, MARCIO RIVISON