Dados do Trabalho
TÍTULO
MANEJO DE LESÃO DUODENAL NO TRAUMA ABDOMINAL CONTUSO : RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
A lesão do duodeno corresponde a 3-5% de todas as lesões abdominais.Seu diagnóstico precoce é difícil,
principalmente, quando a lesão duodenal ocorre isoladamente, como no caso relatado, para ser feito exige suspeita clínica, avaliação do mecanismo de trauma e exame de imagem. Quando confirmado deve-se proceder com a correção cirúrgica o mais breve possível, variando o procedimento de acordo com a localização, extensão e lesão de órgãos adjacentes, ainda assim apresentam elevadas taxas de morbidade e mortalidade. Esse tema deve ser amplamente discutido a fim de aumentar a suspeição diagnóstico e o tratamento mais precoce possível.
RELATO DE CASO
Paciente masculino 25 anos, sem comorbidades prévias , admitido no pronto socorro do hospital por acidente moto x auto. Hemodinamicamente estável, ECG 15-0, queixas de dor moderada em andar superior de abdome e em região coxofemoral esquerda. Solicitados exames laboratoriais e imagem (Rx e Tomografia de abdome), evidenciados fratura de cabeça de fêmur em radiografia e tomografia evidenciou pneumoperitônio com líquido livre abdominal, indicado laparotomia exploradora e posterior avaliação da ortopedia.
No intraoperatório, foi visualizado lesão em primeira porção duodenal, grau II, optado por rafia primária de lesão duodenal e passagem de sonda naso entérica após segunda porção duodenal, locação de dreno túbulo laminar próximo ao local de sutura . Encaminhado ao CTI, e evolução com manejo multidisciplinar, sendo liberada dieta oral na segunda semana. Abordagem pela ortopedia sem intercorrências. Paciente recebeu alta da CTI, permanecendo por 3 semanas na unidade hospitalar, recebe alta em bom estado geral, boa aceitação de dieta oral, ferida operatória em bom aspecto e segue em acompanhamento ambulatorial.
DISCUSSÃO
O trauma duodenal continua como um desafio diagnóstico, principalmente quando falamos de trauma abdominal contuso, “tatuagem” do cinto de segurança, fratura de Chance, contusão contra guidão de motocicletas, são alguns sinais sugestivos, todavia a tomografia de abdome, permanece como exame mais sensível e específico. Muitos autores discutem sobre a melhor abordagem quando feito o diagnóstico, ainda sem consenso, por conta do baixo número de trabalhos e de dados com graus significativos de evidência.A literatura apresenta como opções a rafia primária, associada ou não com exclusão pilórica. No caso discutido foi optado por rafia primária da lesão, apresentando evolução clínica satisfatória. Nos casos de trauma duodenal complexo , graus III, IV e V, as divergências são maiores, estudos experimentais têm demonstrado resultados semelhantes na utilização das duas técnicas, sendo a cirurgia de exclusão pilórica com maior morbidade.
Área
ESTÔMAGO E DUODENO
Instituições
SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BARRETOS - São Paulo - Brasil
Autores
RODRIGO ALVES ABREU COIMBRA, ISAAC PONDE BRAMBILA, RAIZA FERNANDA CARMO ABREU, REBECA FONTOURA ABREU, DAVID BRAGA BARBOSA RIBEIRO, LETICIA MARIA BARBOSA TUFI, EDUARDO TAKASHI GODA, GUILHERME GRICI HISATOMI