Dados do Trabalho


TÍTULO

:FISTULA TARDIA DE ARTERIA LOMBAR – COLONICA POS TRAUMATICA - REVISAO DA LITERATURA E RELATO DE CASO

OBJETIVO

Relato de caso de fístula de artéria lombar – colônica pós traumática por arma de fogo e reconstrução tardia de parede abdominal com revisão bibliográfica.

MÉTODO

Paciente, W.S. 19 anos, vítima de agressão por projétil de arma de fogo em região abdominal submetido a laparotomia exploradora identificada lesão de colon Esquerdo sendo realizada rafia primária . Evolui no D10 de pós-operatório com hemorragia digestiva maciça e grave instabilidade hemodinâmica . Submetido a nova laparotomia Na cirurgia identificado hematoma na região lombar sendo feito packing local e colectomia esquerda e deixado em peritoneostomia( Bogotá) .Reoperado 48hs após sendo confeccionada colostomia, retirada compressas e nova peritoneostomia por dificuldade de fechamento. 2 hs a cirurgia apresentou volumoso hemoperitoneo sendo submetido a nova intervenção . Realizado ligadura de arterias lombares inferiores e hemostasia local com sucesso . Paciente submetido a técnicas combinadas para o fechamento da parede abdominal com sucesso . (Fechamento progressivo com tela e curativo VAC). Foi realizada uma revisão da literatura no banco de dados do PUBMED,MEDLine , LiLLACS. Pouca literatura relacionada identificada , nenhuma semelhante ao caso. Além disso, buscamos nas referências dos artigos selecionados, outros trabalhos relevantes para essa revisão, assim como sugestão de especialistas na área.

RESULTADOS

Paciente tratado com sucesso por meio de identificação do trajeto fistuloso, ligadura da artéria lombar e hemostasia local, além de técnicas combinadas para reconstrução parede abdominal.
Não foi identificado nenhum artigo com essa complicação e essa apresentação clínica tratado com técnicas cirúrgicas convencionais . Apenas alguns relatos com abordagem endovascular .

CONCLUSÕES

Os pseudoaneurismas lombares e as fistulas de artéria lombar – colônicas pós trauma são entidades raras. Tratamentos com angioembolização são descritos com sucesso, entretanto, em alguns casos, foram observados a formação de hematoma e coleções intra-abdominais que necessitaram de abordagem cirúrgica adicional. Conclui-se que o uso da terapia combinada, na maioria dos casos, se mostra como uma alternativa eficaz. O caso foi tratado de forma totalmente cirúrgica convencional , demonstrando ser uma opção técnica para abordagem destas raras lesões.

Área

TRAUMA

Instituições

HOSPITAL MUNICIPAL LOURENÇO JORGE - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

BRUNO VAZ DE MELO, VITOR AMARAL VIDAL, RODRIGO ANDRADE VAZ DE MELO, FELIPE GUEDES SIQUEIRA, GABRIEL HENRIQUE ELISIO SANTOS ROCHA, BERNARDO GONÇALVES BASTIAN PINTO