Dados do Trabalho


TÍTULO

TCT: UMA NOVA PROPOSTA BRASILEIRA DE ENSINO DA CIRURGIA DO TRAUMA- EXPERIENCIA DE 15 ANOS

OBJETIVO

O ensino da Cirurgia do Trauma no Brasil, é em geral deficitário. Somam-se a este problema as características das lesões traumáticas que dificultam a formação do Cirurgião.Em 2003, surgiu o TCT (Grupo de Estudos em Técnicas Cirúrgicas no Trauma), no intuito de promover e melhorar a formação de médicos, através da organização de cursos avançados em Cirurgia do Trauma.O Objetivo do presente trabalho é relatar a metodologia e a experiência do TCT com o ensino da Cirurgia do Trauma

MÉTODO

Análise descritiva da metodolgia empregada no Ensino pelo Grupo TCT .
O planejamento de ensino é anual e seqüencial, e é composto por cursos, que podem ser feitos sequenciais , ou como módulos independentes .São dois teóricos e um prático. O primeiro curso teórico é o de Bases Anatômicas da Cirurgia do Trauma ,focando os aspectos anatômicos cirúrgicos relacionados a Cirurgia do Trauma .É um curso com aulas expositivas e apresentação de casos clinicos relacionados O segundo curso teórico é o Técnicas Cirúrgicas no Trauma, onde são abordados os diversos temas e aspectos enfatizando as técnicas cirúrgicas empregadas no tratamento das lesões traumáticas . è um curso com aulas expositivas e discussões de casos clínicos interativa com os alunos. O terceiro, prático, é o Manobras Críticas na Cirurgia do Trauma.Curso eminentemente prático .Realizado em suínos anestesiados e peças anatômicas, é dividido em estações (manobras cirúrgicas no suíno/anatomia cirúrgica no cadáver e técnicas vasculares básicas em peças).

RESULTADOS

participaram cerca de 1500 alunos dos cursos , computando todos juntos . Cursos já foram realizados em diversos Congressos , como pré-congresso , particularmente o de Técnicas Cirúrgicas no Trauma . O curso prático já foi realizado em outros estados , em algumas oportunidades ( Manaus , Ribeirão Preto) . Os modelos dos cursos se demonstraram ser adequados e capazes de ensinar e discorrer pelos vários aspectos da cirurgia do trauma . A avaliação dos cursos é ainda subjetiva , mas a resposta dos alunos sempre positiva e ele se mostrou facilmente reprodútivel quando realizado em outras cidades .O custo dos Cursos comparados a outros ( DSTC , ATOM e outros) foi bem menor , sendo mais compatível com a realidade brasileira . Em geral , Mostrou ser um bom modelo para o Ensino da Cirurgia do Trauma .

CONCLUSÕES

Esta metodologia parece ser factível, reprodutível e com condições de contribuir para melhoria da formação do Cirurgião do Trauma.

Área

ENSINO MÉDICO

Instituições

GRUPO TÉCNICAS CIRÚRGICAS NO TRAUMA - TCT - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

BRUNO VAZ DE MELO, RODRIGO ANDRADE VAZ DE MELO, JUAN RENTERIA, ARY BASSOUS, HELIO VIEIRA MACHADO, PAULO OLIVEIRA SILVEIRA, FELIPE GUEDES SIQUEIRA