Dados do Trabalho


TÍTULO

CAUSAS DE LAPAROTOMIAS EM PACIENTES PEDIATRICOS: UMA VIVENCIA DE 07 ANOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITARIO NO PARA

OBJETIVO

Expor a experiência do Hospital Universitário João de Barros Barreto em laparotomias pediátricas, identificando o perfil epidemiológico das crianças operadas na instituição.

MÉTODO

A pesquisa foi executada no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos, sob protocolo CAAE – 04382818500000017, parecer no 3113252. Os dados foram coletados em prontuário físico e eletrônico de pacientes menores de 18 anos (≤ 17 anos) submetidos à laparotomia (incisão longitudinal, transversal ou oblíqua em qualquer região anatômica do abdome), em situações eletivas ou de urgência/emergência, entre janeiro de 2011 e dezembro de 2017. Os prontuários para análise foram selecionados em um sistema manual de registro de cirurgias do centro cirúrgico. A faixa etária pediátrica foi categorizada, segundo o Manual do Ministério da Saúde: recém-nascido (0-28 dias), lactente (29 dias-02 anos exclusive), pré-escolar (02-06 anos exclusive), escolar (06-10 anos exclusive) e adolescente (10-17 anos). Foram excluídos os pacientes que tiveram comorbidades não relacionadas à causa cirúrgica e não entraram na estatística as hernioplastias/herniorrafias da parede, em que não houve exploração da cavidade abdominal. Esta pesquisa é categorizada como descritiva, transversal e observacional.

RESULTADOS

Foram realizadas 111 laparotomias em crianças no período de Janeiro de 2011 a Dezembro de 2017 no HUJBB. Houve predominância de pacientes do gênero masculino e provenientes do interior do estado com 63,06% ambas. A maioria das crianças (64,86%) foi abordada em caráter de urgência. Quanto às causas mais predominantes de laparotomias por faixa etária: a estenose hipertrófica do piloro (2,7%) mais frequente em recém nascidos; intussuscepção (8,11%) em lactentes; obstrução por bridas (3,60%) em pré escolares; em escolares e adolescentes houve predomínio de duas causas: estomias e colelitíase. Do total de crianças, 15,32% foram reoperadas, sendo a causa eletiva de reoperação a reconstrução do trânsito intestinal e causa de reabordagem de urgência, a evisceração, ambas com 23,54%. Das complicações cirúrgicas, a infecção de sítio cirúrgico foi a mais incidente com 23,33%. A taxa de mortalidade encontrada nos pacientes que tiveram complicação foi de 30%, mas verificamos que o número de óbitos encontrado em nossa amostra total, foi de 09 (8,11%), sendo todos por complicação pós cirúrgica, divergindo da estatística encontrada em várias séries, que encontraram uma porcentagem de mortalidade superior a 25%. Entretanto, essa taxa baixa de mortalidade pode refletir a inclusão de procedimentos cirúrgicos eletivos de baixo risco.

CONCLUSÕES

Face ao encontrado na nossa amostragem, conclui-se que que a instituição em questão possui experiência considerável em cirurgias pediátricas em geral, com ênfase em Laparotomias de urgência, e reconstrução de trânsito intestinal, com bons resultados.

Área

CIRURGIA PEDIÁTRICA

Instituições

Hospital Universitário João de Barros Barreto - Pará - Brasil

Autores

Fernanda Furtado Leão, Breno Junior Queiroz Andrade, Thalita Viana Monteiro, Thiago Said Daibes Pereira, Ana Carolina Matos Lobão, Claudia Giselle Santos Arêas, Emanuel Gomes Dos Santos Junior, Camila Furtado Leão