Dados do Trabalho


TÍTULO

ABDOME AGUDO GINECOLOGICO NA EMERGENCIA: REVISAO DE LITERATURA

OBJETIVO

Realizar uma revisão de literatura acerca do abdome agudo ginecológico na emergência.

MÉTODO

Foi feito um levantamento bibliográfico sobre o abdome agudo ginecológico na emergência, realizado em fevereiro de 2019. Foram incluídos artigos publicados entre janeiro de 1985 e fevereiro de 2019, indexados nas bases de dados LILACS, MEDLINE e SCIELO, em português, espanhol e inglês, utilizando os descritores “Abdome agudo and Trauma and Ginecológico and emergência”. A amostra final foi constituída por 16 artigos.

RESULTADOS

O abdome agudo ginecológico é definido como dor abdominal repentina, oriunda de afecção ginecológica que leva a paciente a procurar o médico. Uma em cada 100 urgências diz respeito a abdome agudo, e destas, 20% são de origem ginecológica. É classificado em cirúrgico ou clínico. A abordagem cirurgica se reserva aos casos de risco de vida a paciente analisados através de dados clínicos e exames laboratoriais e de imagem. A gestação ectópica rota é o exemplo mais frequente, cuja abordagem laparoscópica é a intervenção de escolha, sempre que a paciente apresenta estabilidade hemodinâmica. O Abdome agudo pode, ainda, ser classificado em hemorrágico, infeccioso e isquêmico ou vascular. No primeiro, a gestação ectópica rota é a afeção mais frequente e no segundo, a doença inflamatória pelvica. No diagnóstico diferencial, deve-se excluir outras causas de abdome agudo de origem extraginecológica, como apendicite aguda, diverticulite, infecções urinárias, cólica renal, aneurismas, e colecistite. A avaliação inicial deve conter uma anamnese detalhada com ênfase para o trato geniturinário e gastrointestinal, com caracterização dos sintomas e sinais, e história ginecológica e obstétrica pregressa. O exame físico passa pela palpação abdominal e pelo exame ginecológico sistemático. A ecografia endovaginal é o exame complementar de eleição, pois permite a caracterização detalhada do útero e anexos, assim como a avaliação de coleções na cavidade peritoneal. Se necessário, deverão ser solicitados outros exames complementares. Na maioria das vezes, as emergências em ginecologia são de baixo risco para as pacientes. A demora na indicação cirúrgica pode causar alta morbidade, recuperação prolongada e sequelas definitivas. Na literatura, são escassos os estudos acerca das características epidemiológicas, perfil clínico, diagnóstico e orientação das doentes internadas com diagnóstico de abdome agudo ginecológico.

CONCLUSÕES

A abordagem da paciente com suspeita de abdome agudo ginecológico constitui um desafio diagnóstico para qualquer ginecologista ou emergencista. É fundamental estabelecer os diagnósticos diferenciais e distinguir entre situações cirúrgicas e clinicas. Todos os esforços devem ser dirigidos para o diagnóstico precoce, do qual dependerão, na maioria dos casos, a prevenção de sequelas e a eficaz recuperação da doente.

Área

GINECOLOGIA

Instituições

Faculdade de Medicina Nova Esperança - FAMENE - Paraíba - Brasil

Autores

Lorenna Torres Andrade da Nóbrega, Daniel Pereira Francisco, Ana Raquel Casimiro Dantas de Oliveira, Arthur Guilherme Dantas de Araújo, Raquel Pereira de Oliveira, Victor Augusto de Lima Cabral, Carolina Bandeira Domiciano, Jordanna Sant'Anna Diniz e Moura