Dados do Trabalho


TÍTULO

RARA SINDROME DE PRUNE-BELLY: UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A Síndrome de Prune-Belly é composta por uma tríade constituída por deficiência congênita do músculo reto-abdominal, caracterizadamente reconhecida pelo “abdome em ameixa seca”, criptorquidia bilateral e malformações do trato urinário. É descrita na literatura atual como uma síndrome rara, com incidência menor que cinco a cada 100.000 nascidos vivos. O presente estudo descreve um caso da rara Síndrome de Prune-Belly em fase de tratamento, com detalhes do diagnóstico e tratamento realizados, por meio de revisão de prontuário médico.

RELATO DE CASO

Lactente do sexo masculino, 10 meses de idade, com histórico de imagens compatíveis com megabexiga e oligodramnia severa (ILA 1,2 cm), no período intrauterino, à ultrassonografia fetal. Ao nascer, manifestou quadro de oligúria, sendo encaminhado ao Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, com 48 horas de vida, para avaliação e elucidação do caso. Durante investigação, ao exame clínico foi constatada hipoplasia do músculo reto-abdominal, criptorquidia bilateral e pé torto bilateral. Por meio de ultrassonografia de abdome e uretrocistografia (realizada no 7º dia de vida) foram constatadas alterações urinárias compatíveis com a Síndrome de Prune-Belly, sendo estas mega ureter, com refluxo vesico ureteral bilateral, mega bexiga e espessamento de parede vesical. A terapêutica cirúrgica, em etapas, consistiu em vesicostomia no primeiro tempo operatório, no 15º dia de vida. Paciente apresentou satisfatória evolução pós-operatória. Mantém-se em seguimento ambulatorial, com retornos trimestrais programados e proposta de reimplante ureteral bilateral, orquidopexia bilateral, fechamento de vesicostomia, criação de derivação urinária continente e abdominoplastia.

DISCUSSÃO

A Síndrome de Prune-Belly é uma rara condição congênita com manifestações clínicas clássicas, que possibilitam um diagnóstico precoce. Todavia, suas repercussões no desenvolvimento infantil e demais complicações ainda são pouco discutidas e refletem na baixa sobrevida dos pacientes acometidos pela doença. Assim sendo, considerando os poucos casos de pacientes publicados em literatura, torna-se importante apresentação dos quadros referentes à Síndrome, como no raro caso em discussão.

Área

CIRURGIA PEDIÁTRICA

Instituições

HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE CUIABÁ - Mato Grosso - Brasil

Autores

CAMYLA LEMOS BUDIB, JOAQUIM PLÁCIDO DE FREITAS ALVES, CAROLINE VILELA MARIN, ANA PAULA LAVOYER DE ARAÚJO, DJULLIAN BALDI, LETICIA SALES PAVINI, KAMILA BARBOSA BORGES CORTES, JOSÉ ROBERTO RODRIGUES DE LIMA