Dados do Trabalho
TÍTULO
VESICULA BILIAR A ESQUERDA DO LIGAMENTO FALCIFORME – UMA VARIAÇAO ANATOMICA RARA E SUA ABORDAGEM VIDEOLAPAROSCOPICA
INTRODUÇÃO
Variações anatômicas relacionadas a vesícula biliar são achados comuns durante o procedimento de colecistectomia, onde pode ser encontrado alterações das vias biliares, vascularização e posicionamento da vesícula. A vesícula biliar à esquerda do ligamento falciforme (VBE) é uma alteração rara, difícil de ser diagnosticada pela Ultrassonografia pré-operatória, sendo um achado intra operatório na maior parte das vezes, o que pode implicar em dificuldades para realizar o procedimento da maneira convencional.
O presente artigo tem como objetivo relatar o caso de uma paciente com colelitíase submetida a uma colecistectomia vídeo laparoscópica, onde foi diagnosticado uma VBE, e discutir as formas de apresentação desta entidade e a abordagem laparoscópica.
RELATO DE CASO
Paciente feminino, 53 anos, com diagnostico clinico e ultrassonográfico de colelitíase, submetida a uma colecistectomia vídeo laparoscópica (CVL), onde não foi visualizada a vesícula biliar (VB) em sua posição habitual, e durante a exploração da cavidade, a VB estava à esquerda do ligamento falciforme, no lóbulo hepático esquerdo. O procedimento foi iniciado com os trocartes seguindo a posição americana, porém, devido a dificuldades foi necessário a modificação da técnica, para uma melhor exposição do campo cirúrgico, facilitando a dissecção da vesícula biliar, artéria e ducto cístico. A paciente evoluiu sem intercorrências, recebendo alta hospitalar no primeiro dia de pós-operatório.
DISCUSSÃO
A vesícula biliar está habitualmente localizada na fossa da vesícula biliar, localizada entre a junção das partes direita e esquerda do fígado, porém, variações anatômicas da vesícula e principalmente das vias biliares são comuns. Entre elas, as alterações mais comuns são das vias biliares e da vascularização da vesícula, sendo menos frequente encontrarmos variações de posicionamento da mesma.
A Vesícula biliar a esquerda do ligamento falciforme (VBE) pode se apresentar de duas formas, vesícula biliar no lóbulo hepático esquerdo, e à esquerda do ligamento falciforme no lobo hepático direito.
A Incidência desta alteração é entre 0,1 e 1,2 %, e até 2008 existiam cerca de 149 casos de VBE relatados na literatura.
A etiologia desta alteração é explicada por duas teorias, que são diferenciadas pelo lado de inserção do ducto cístico na via biliar principal, que pode estar inserido à direita do ducto hepático comum, ou a esquerda, tanto insrida no ducto hepático esquerdo, quanto a esquerda do ducto hepático comum, como no nosso caso.
Geralmente, associada a VBE, encontramos anormalidades no sistema venoso portal, e dificuldade de identificar o segmento IV do fígado.
A CVL em vesículas biliares à esquerda foi relatada inicialmente em 1993, e desde então, vários autores relataram modificações para a abordagem laparoscópica de VBE. Nesses casos, o cirurgião pode modificar a técnica planejada inicialmente, visando um procedimento mais seguro.
Área
VIAS BILIARES E PÂNCREAS
Instituições
CENTRO UNIVERSITÁRIO INGÁ - Paraná - Brasil
Autores
GUILHERME FERRARINI FURLAN, CAIO SATORU RAMOS SAITO, CARLOS EDUARDO DE FREITAS BELON, DANIEL CATTO DE MARCHI, HELCIO KAZUHIRO WATANABE, FELIPE RANIERI MOCELLIN, GUILHERME DIAS FRANZEN, RAFAEL RODRIGUES SPINOLA BARBOSA