Dados do Trabalho


TÍTULO

INTUSSUSCEPÇAO POR DIVERTICULO DE MECKEL EM ADULTOS: O DESAFIO DO DIAGNOSTICO RAPIDO.

INTRODUÇÃO

Este trabalho é motivado pelo enriquecimento da comunidade científica, apresentando um caso raro de intussuscepção por divertículo de Meckel (DM) em um adulto, ocorrido em um Hospital público do Distrito Federal. Visa mostrar a médicos e acadêmicos de Medicina que a falta de conhecimento sobre a doença e sua sintomatologia comum pode levar a complicações severas.
O divertículo de Meckel é resultado de um fechamento incompleto do ducto onfalomesentérico, ou ducto vitelino, que deveria desaparecer por volta da 5ª semana de gestação. O DM pode gerar diversas complicações na vida adulta, sejam elas, obstrução por vólvulo, perfuração e intussuscepção.Já a intussuscepção é caracterizada pela penetração de um segmento proximal do intestinal em um segmento distal.

RELATO DE CASO

Paciente, masculino, 35 anos, admitido em PS de Cirurgia Geral de um hospital público do Distrito Federal com dor abdominal em baixo ventre de longa data com piora há 8 horas, associada a náuseas, vômitos e diarréia. Negava febre. Ao exame físico, abdome flácido, sem massas palpáveis, doloroso à palpação em baixo ventre e sem sinais de irritação peritoneal. Solicitada tomografia computadorizada com contraste (TC) que evidenciou intussuscepção íleo-cólica com edema de alças, indicando cirurgia. No inventário da cavidade foi encontrada moderada quantidade de secreção serosa, edema íleo distal com espessamento, presença de divertículo de Meckel invaginado para alça de delgado causando intussuscepção a 60cm de válvula íleo cecal. Foi realizada redução manual da intussuscepção, enterectomia a 30cm da válvula íleo cecal com retirada de 30cm de segmento ileal com enteroanastomose término-terminal.

DISCUSSÃO

Considerada uma condição pouco comum, a intussuscepção intestinal em adultos corresponde de 1 a 5% dos casos totais de obstrução intestinal. Não se sabe a exata causa da intussuscepção, mas acredita-se que pode ser causada por lesão ou processo irritativo no lúmen intestinal. Os principais sintomas associados são diarreia, náuseas, vômitos, cólica abdominal e, em alguns casos, constipação. Cerca de 20% dos pacientes não apresentam queixas dolorosas, e menos de 50% possuem a clássica tríade da intussuscepção: dor em cólica, hematoquezia e massa palpável. Pela inespecificidade dos sintomas, o diagnóstico pré-operatório é desafiador. Além dos sintomas, é necessário considerar os fatores de risco, tais como sexo masculino, doença viral prévia e idade de 6 a 12 meses, sendo mais prevalente em crianças do que em adultos. A radiografia é o primeiro exame a ser solicitado, embora possua acurácia menor que a tomografia, que pode atingir 100%. Porém, observando a clínica do paciente, é recomendada a cirurgia de emergência, tendo em vista o risco de isquemia mesentérica.

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

UniCEUB - Distrito Federal - Brasil

Autores

Camila Lopes Moreira Silva, Daniel Gontijo Sousa Silva, Ana Carolina Pinheiro Monici, Camila De Oliveira Parreira, Renan Shodi Kuramoto Sado