Dados do Trabalho


TÍTULO

ADENOCARCINOMA DE PROSTATA COM EXPRESSAO NEUROENDOCRINA E METASTASE CEREBRAL: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O câncer de próstata é o tipo de tumor maligno mais comum em homens no mundo, excluindo-se o câncer de pele, e o segundo com maior mortalidade, atrás apenas do câncer de pulmão. Dentre os tipos de CA de próstata, o adenocarcinoma é a variante histológica mais comum, tendo prevalência em até 95% do casos. Outra histologia existente é o adenocarcinoma com diferenciação neuroendócrina, bastante estudada devido sua agressividade e ausência de tratamentos realmente efetivos.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo masculino, 74 anos, em jun/2015 apresentou sintomas de obstrução do trato urinário inferior (LUTS), sendo atendido em sistema de saúde pública em cidade do interior do Ceará. Foi diagnosticado com adenocarcinoma de próstata, sendo então submetido a prostatectomia radical. Anatomopatológico mostrou adenoCA acinar usual (Gleason 5+4) com infiltração perivascular, invasão de filetes nervosos, margem uretral comprometida, margem vesical livre, vesículas seminais livres de invasão e ausência de metástases linfonodais – pT2cN0. Paciente acreditava ser benigna sua doença e, por tal motivo, não retornou para consultas de seguimento. Em ago/2018, procurou atendimento novamente em hospital no interior do Ceará, dessa vez queixando-se de quadros convulsivos e de paresia à esquerda, sendo tratado com carbamazepina 600 mg/dia. Realizada RNM de crânio, revelando lesão cística frontal à esquerda; TC de tórax, evidenciando nódulos residuais em pulmão esquerdo (maior medindo 1.3 cm) e cistos hepáticos de até 1.3 cm, e USG abdominal, mostrando cisto simples renal. Então, foi submetido a ressecção cirúrgica de lesão cerebral 13/08/18. Anatomopatológico mostrou lesão maligna indiferenciada. Foi solicitado o imunohistoquímico (IHQ) do tumor e paciente foi encaminhado para centro especializado em Fortaleza-CE. Resultado do IHQ mostrou metástase de adenoCA de próstata com expressão neuroendócrina. Após isso, foi iniciada whole brain radiotherapy (WBRT) e feito encaminhamento para Urologia. Em atendimento, negou LUTS, ao toque retal, apresentou loja prostática vazia com leve espessamento, PSA 3 ng/mL e cintilografia óssea com aumento de atividade osteogênica em ombro esquerdo.

DISCUSSÃO

É comum que adenocarcinomas apresentem focos de diferenciação neuroendócrina, evidenciados por ensaios imunohistoquímicos, os quais utilizam como marcadores a cromogranina, sinaptofisina, enolase específica de neurônios e o CD56, por exemplo. Essa diferenciação pode ser vista em cerca 47% dos pacientes com adenocarcinomas prostático. No caso, como nosso paciente apresentou lesão tumoral Gleason 9 (muito indiferenciado) e não foi realizado ensaio imunohistoquímico, entende-se o porquê do diagnóstico da variante neuroendócrina não ter sido dado. O adenocarcinoma com expressão neuroendócrina costuma apresentar alta incidência de metástases em parênquima cerebral e em ossos, principalmente de caráter osteolíticas, apesar do paciente apresentar a forma osteoblástica.

Área

UROLOGIA

Instituições

UFC - Ceará - Brasil

Autores

Nathalya de Souza Gonçalves, Pedro Henrique de Carvalho Mota, Patrick Castelo Branco Ramada Campos, Davi di Cavalcanti Sampaio, Virgínia Brasil Dantas Feitosa, Carlos Eduardo Lopes Soares, Annya Costa Araújo de Macedo Goes, Alexandre Sabóia Leitão Júnior