Dados do Trabalho


TÍTULO

ANEXECTOMIA VIA LAPAROTOMICA EM TERATOMA CISTICO MADURO VOLUMOSO: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O tumor ovariano mais frequente é o teratoma cístico maduro ou cisto dermoide, representando 32,6% de todas as neoplasias de ovário. Consiste em proliferação de células germinativas, o que permite o desenvolvimento de qualquer tecido a partir dos três folhetos embrionários: ectoderma, mesoderma e endoderma. Acomete, principalmente, mulheres, de raça branca, por volta dos 30 anos de idade. Apesar de benigno, apresenta clínica exuberante quando a massa atinge grandes volumes. A dor pélvica e o aumento do volume abdominal são as queixas mais relatadas. O tratamento de escolha é a excisão cirúrgica.

RELATO DE CASO

Paciente, sexo feminino, 30 anos, nuligesta, procurou serviço de Ginecologia com queixa de dor em baixo ventre há 2 meses. Ao exame físico, apresentou abdome distendido, maciço à percussão de hipogástrio e fossa ilíaca direita (FID) e massa pélvica volumosa e dolorosa à palpação, estendendo-se até próximo da cicatriz umbilical. Sem sinais de irritação peritoneal. O toque vaginal confirmou a palpação de anexo direito. A ultrassonografia transvaginal mostrou ovário direito de 600 cm³, com imagem heterogênea, de conteúdo hipoecogênico, com componente sólido, medindo 5,2 cm em seu maior diâmetro, sem fluxo ao doppler, sugestivo de cisto dermoide. Classificado como baixa malignidade de acordo com o International Ovarian Tumor Analysis Group (IOTA). Indicada anexectomia direita por laparotomia. Foi realizado lavado peritoneal; inspeção da cavidade abdominal sem identificação de lesões suspeitas; reconhecimento do tumor cístico/sólido de paredes lisas, ocupando todo o parênquima ovariano direito, semi-torcido, sem aderências; secção e ligadura de anexo direito; por fim, retirada da peça cirúrgica. A massa ovariana continha secreção gordurosa e cabelos. Paciente evoluiu sem complicações. Biópsia confirmou diagnóstico de teratoma cístico maduro.

DISCUSSÃO

O teratoma cístico maduro é a neoplasia ovariana mais comum no menacme, com risco de malignização em apenas 1% dos casos. A sintomatologia, apesar de inespecífica, em conjunto com a epidemiologia e os achados ecográficos, reforçam a benignidade do caso. Ademais, a heterogeneidade da massa associada à presença de componente sólido evidenciado no exame ultrassonográfico são fatores altamente sugestivos de cisto dermoide. Caracteristicamente, a presença de folículos pilosos e material de consistência sebácea são encontrados na retirada da peça cirúrgica, uma vez que este tumor é composto da combinação dos três folhetos embrionários. O tratamento de escolha é cirúrgico, preferencialmente por via laparoscópica. Deve-se considerar o tratamento conservador (cistectomia ovariana) com preservação do ovário nas pacientes sem prole constituída. No caso descrito, apesar da nuliparidade, optou-se por laparotomia exploradora e anexectomia direita englobando o tumor, devido ao extenso volume do teratoma.

Área

GINECOLOGIA

Instituições

Universidade Católica de Brasília - Distrito Federal - Brasil

Autores

Raíssa Fonseca Rezende, Beatriz Azevedo Rocha, Taís Cassiano Bueno Vieira, Letícia Sousa Amancio da Costa, Catharina Machado Bandeira de Melo, Danielle Rabelo Gonzalez Veldman, Parizza Ramos de Leu Sampaio, Demétrio Antônio Gonçalves da Silva Gomes