Dados do Trabalho
TÍTULO
RELATO DE CASO: INTUSSUSCEPÇAO EM RETOSSIGMOIDE SECUNDARIA A LIPOMA
INTRODUÇÃO
A intussuscepção consiste na invaginação de uma porção do intestino sobre outra, sendo relativamente comum na população infantil. Entre adultos, representa apenas 5% dos casos de obstrução intestinal e, em geral, é secundária a outras condições. O caso relatado corresponde a um quadro de intussuscepção do cólon sigmoide até o reto médio, secundária a lipoma do retossigmoide.
RELATO DE CASO
Paciente, sexo masculino, 55 anos, hipertenso e diabético, deu entrada em consultório queixando-se de distensão abdominal há 20 dias, associada a diarreia e enterorragia, além de hiporexia e perda ponderal não mensurada, negando náuseas e vômitos. No exame físico, foi observada presença de ruídos metálicos em fossa ilíaca esquerda, massa palpável em reto médio (a aproximadamente 6 cm da borda anal), com abdome indolor a palpação superficial e profunda. Foi solicitada colonoscopia, cuja realização foi impossibilitada devido a piora da distensão abdominal durante preparo, e radiografia, que evidenciou padrão obstrutivo com presença de níveis hidroaéreos. Também foi realizada gasometria, a qual indicou acidose metabólica compensada. Diante do quadro e dos exames complementares, foi optado por laparotomia exploratória de urgência, cujos achados intraoperatórios foram de moderada quantidade de líquido ascítico citrino, do qual o material coletado para pesquisa negativou presença de células oncóticas, e de intussuscepção do cólon sigmoide até o reto médio com importantes dilatações de alças. Foi realizado retossigmoidectomia com linfadenectomia, de margens cirúrgicas livres, com colostomia Hartmann, posterior lavagem da cavidade e fechamento por planos. No estudo anatomopatológico do retossigmoide, foram constatadas secções de neoplasia mesenquimal por células adiposas maduras, compatível com lipoma, com linfonodos sem indícios morfológicos de malignidade. Paciente prosseguiu com pós-operatório em UTI com recuperação favorável e segue em remissão.
DISCUSSÃO
A intussuscepção em adultos é uma condição rara e seu diagnóstico e tratamento precisam de astúcia, já que sua patogênese pode comprometer a vasculatura do lúmen intestinal e complicar com obstrução, processo inflamatório ou mesmo isquemia. As causas mais comuns são neoplasias benignas, como o lipoma, neoplasias malignas e pólipos adenomatosos ou extraluminais. Todavia, devido a sua natureza adiposa, o diagnóstico radiológico de lipoma pode ser um desafio, por sua semelhança com o tecido local. O caso relatado demonstra que a agilidade da intervenção cirúrgica, apesar da incerteza diagnóstica, pode constituir fator chave para uma abordagem médica eficaz.
Área
COLOPROCTOLOGIA
Instituições
Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil
Autores
Rafaella Alcântara Alves Melo, Milena Macedo de Sousa, Marcelo Mendes Ribeiro, Lessandra Muniz Diógenes de Lemos, Breno Wellington Mesquita Silveira, Kevyn Alisson Nascimento Gurgel, Giovanna Karen Colares de Menezes, Lívia Borges Olinda Batista