Dados do Trabalho
TÍTULO
QUEIMADURAS DE TERCEIRO GRAU NO HOSPITAL DE URGÊNCIA DE SERGIPE: ESTUDO RETROSPECTIVO
OBJETIVO
Identificar a taxa de prevalência e as características da população acometida por queimaduras de terceiro grau no estado de Sergipe.
MÉTODO
Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, do tipo retrospectivo e descritivo, utilizando dados coletados no sistema de registro de Cirurgia Plástica da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), referentes às vítimas de queimaduras de terceiro grau do serviço no período compreendido entre janeiro de 2008 e maio de 2014. Os dados descritivos estudados incluíram: gênero, idade, tempo de internação hospitalar, classificação da queimadura quanto ao porte e à profundidade, agente etiológico e desfecho da hospitalização (alta ou óbito).
RESULTADOS
Foram analisados 281 registros. Houve maior prevalência do público adulto (mediana de 23 anos), do gênero masculino (70%) e queimaduras provocadas por agente térmico. A mediana dos dias de internação foi de 8 dias. Além disso, foi observado um baixo índice de óbitos (5%) e relação significante de mortalidade com tempo de internação (p=0.017), lesão causada por fogo ou explosão (p=0.017) e gravidade da queimadura (p=0.003).
CONCLUSÕES
Indivíduos com queimaduras de terceiro grau se caracterizam por serem do sexo masculino, adultos, médios queimados, sendo os agentes térmicos os causadores mais frequentes. Dentre estes, os pacientes que vão a óbito se caracterizam por serem adultos jovens, grandes queimados, com queimaduras provocadas por agentes térmicos fogo/explosão, com tempo médio de internação de 6 dias.
Área
CIRURGIA PLÁSTICA (Inclusive neoplasias malignas de pele)
Instituições
Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Sergipe - Brasil
Autores
Manuela Sena de Freitas, Rebeca Zelice da Cruz de Moraes, Bruno Barreto Cintra, Marcus Felipe Gonçalves Feitosa, Laís Carvalho Feitosa, André Melo de Macena, Amanda Barreto de Sousa, Valdinaldo Aragão de Melo