Dados do Trabalho
TÍTULO
TRATAMENTO CIRURGICO DE INDIVIDUOS ABORDADOS COM A TECNICA DE GASTROPLASTIA REDUTORA COM BYPASS GASTRICO EM Y DE ROUX E SUAS COMPLICAÇOES
OBJETIVO
Compreender o tratamento cirúrgico de indivíduos abordados com a técnica de gastroplastia redutora com Bypass gástrico em Y de Roux relacionando e destacando suas complicações mais recorrentes.
MÉTODO
Trata-se de uma revisão sistemática. Realizada busca nas bases de dados BVS, Lillacs e Scielo, nos idiomas português e inglês e utilizando os termos “obesidade”, “cirurgia bariátrica”, “by-pass gástrico” e “complicações”. Os artigos revisados foram somente os que estavam inclusos nas plataformas citadas ou tese de doutorado, indexados no período entre os anos de 2002 e 2018. Os demais artigos que não se enquadravam nesses critérios foram excluídos.
RESULTADOS
A técnica mais utilizada atualmente devemos destacar o Bypass gástrico (desvio gástrico) em Y de Roux, considerada padrão ouro entre as cirurgias bariátricas, onde o segmento intestinal varia de acordo com o IMC e o critério do cirurgião. Nesta cirurgia é realizada secção do estômago proximal, de forma a construir uma pequena câmara vertical junto à cárdia. Esta câmara gástrica de aproximadamente 10ml a 30ml de volume é anastomosada a uma alça jejunal isolada em Y de Roux cujo esvaziamento é limitado por um orifício menor que 1,5cm de diâmetro. Este tipo de procedimento é considerado mais eficiente devido ocasionar perdas ponderais em longo prazo com médias de 60 a 80% do excesso de peso, e ainda dificilmente apresentar falhas. A mortalidade do desvio gástrico com Y de Roux varia entre 0,5% e 1,5% e as complicações do pós-operatório são de aproximadamente 10%. Contudo, é fundamental destacar as diversas complicações que essa gastroplastia venha a desencadear. As principais complicações relacionadas compreendem na maior parte fistulas, hemorragias pós-operatória, estenose de anastomose, infecção de sitio e distúrbios nutricionais. Logo, tal tratamento requer uma boa aplicação da técnica e uma associação multidisciplinar, assim podendo amenizar as complicações decorrente dessa gastroplastia. Portanto, destacando o fato que o procedimento requer de um cuidado pré e pós-cirúrgico associado a boa compreensão das recomendações e restrições que o paciente venha a ter antes e depois da cirurgia.
CONCLUSÕES
A cirurgia bariátrica, em especial o Bypass gástrico em Y de Roux, é uma excelente técnica de tratamento para perda e manutenção do peso, logo melhorando os níveis pressóricos e as comorbidades que o paciente venha a ter, como hipertensão, diabetes e outros. Logo, é valido entender e enfocar os riscos que esse tratamento venha a desenvolver, apesar da incidência ser relativamente pequena. Portanto, destacar a relevância de uma cirurgia em um campo cirúrgico adequado, com administração correta da técnica, além disso o indispensável apoio multidisciplinar pré e pós-operatório, no intuito de prevenir contra possíveis complicações.
Área
ESTÔMAGO E DUODENO
Instituições
FAHESP/IESVAP - Piauí - Brasil
Autores
VINICIUS OLIVEIRA CUNHA NOGUEIRA, HELDER MARQUES LIMA MARQUES, HELOISA MARILAK ALVES VELOSO, LUANA FERREIRA RODRIGUES, ESTEFANE COSTA SILVA LOBO, VITORIA SENNA BRAGA SENNA, MARCUS VINICIUS NOGUEIRA BARROS , EDVALDO PEREIRA DE MOURA PEREIRA