Dados do Trabalho


TÍTULO

ABORDAGEM VIDEOLAPAROSCOPICA DA HERNIA DE AMYAND: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A Hérnia de Amyand é uma condição rara definida pela presença do apêndice cecal no interior do saco herniário inguinal apresentado tipicamente no lado direito, com manifestações semelhantes às observadas em hérnias complicadas, podendo estar associado a uma apendicite ou não. Para fins diagnósticos e terapêuticos, o uso da cirurgia videolaparoscópica é uma alternativa importante devido sua acurácia quando comparada ao uso de tomografias e ultrassonografias.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo masculino, 86 anos, natural de João Pessoa-PB, com antecedentes de hipertensão arterial sistêmica e diabetes melitos tipo II. Apresentava dor e abaulamento em região inguinal direita redutível, que surgia com manobras de aumento da pressão abdominal e desaparecia com repouso, há aproximadamente 4 meses. Há 24 horas, a dor se tornou contínua, o abaulamento irredutível e passou a apresentar febre. Bom estado geral, frequência cardíaca de 92 bpm, leucograma com presença de 12000 leucócitos, com 84 de neutrófilos e 4 bastões, PCR 6,2 e tomografia com presença de hérnia encarcerada em região inguinal direita, apêndice cecal no saco herniário. Submetido a tratamento cirúrgico por videolaparoscopia, com realização de apendicectomia videolaparoscópica, com grampeador linear e clipe e hernioplastia inguinal transperitoneal, com tela pré-peritoneal. Após o procedimento evoluiu bem, recebendo líquidos no POi e alta no 1º DPO.

DISCUSSÃO

A hérnia de Amyand é, geralmente, um achado intraoperatório inesperado. Apresenta uma baixa incidência, variando de 0,13-1%. E, excepcionalmente, em aproximadamente 0,08-0,13% dos casos, é complicada por apendicite aguda. O tratamento é guiado pela classificação estabelecida por Losanoff e Basson: No tipo 1, onde o apêndice é normal, a apendicectomia e hernioplastia são recomendadas. Para tipo 2 e 3, que apresentam apendicite com ou sem peritonite, respectivamente, recomenda-se a realização de apendicectomia e herniotomia ou laparotomia, com fechamento primário da hérnia. No tipo 4, a laparotomia é indicada e a coexistência de patologia deve ser identificada e tratada com correção de hérnia sem próteses. Em conclusão parece haver concordância sobre a terapêutica no caso de apendicite complicada na hérnia de Amyand, no entanto, apendicectomia profilática em caso de achado incidental durante uma intervenção eletiva é controverso.

Área

PAREDE ABDOMINAL

Instituições

Faculdade de Medicina Nova Esperânça - FAMENE - Paraíba - Brasil

Autores

Elvis Dias Oliveira, Ana Carolina Oliveira Silva, Brenda Barbosa Faustino, Letícia Lacerda Burity, Lucas Monteiro Oliveira, FLORA SOUZA BRANDÃO Reis, BEATRIZ BARBOSA Vasconcelos, Cássio Virgílio Cavalcante Oliveira