Dados do Trabalho


TÍTULO

ANALISE DAS ENERGIAS ELETRICA DE RADIOFREQUENCIA POR DIATERMIA E MECANICA UTILIZADAS PARA SELAGEM (“LIGADURA”) DOS VASOS SANGUINEOS EM TIREOIDECTOMIAS: PINÇA BIPOLAR CONVENCIONAL, LIGASURE, HARMONICO.

OBJETIVO

Analisar descritivamente o uso da pinça bipolar convencional para selagens de vasos sanguíneos em cirurgias da tireoide, sem fios de ligaduras, em conjunto com os variados instrumentos já conhecidos e as suas respectivas energias. A selagem de vasos sanguíneos por meio de eletrocirurgia por radiofrequência diatérmica (pinças bipolar convencional e Ligasure) ou por fricção em velocidade ultrassônica (pinça Harmonic) foi introduzida para se obter uma cirurgia hemostática sem fios de ligaduras. Desde então vêm sendo utilizadas por diversas especialidades médicas, como: Neurocirurgia, Cirurgia Plástica, Urologia, Proctologia, Ortopedia, Vascular, do Aparelho Digestivo, Torácica, Mastologia, Ginecologia, Otorrinolaringologia e Cabeça e Pescoço.

MÉTODO

Análise retrospectiva de 100 prontuários de pacientes operados por tumores benignos e malignos da tireoide por um único cirurgião com os diversos instrumentos para “selagem” de vasos sanguíneos, estudando as seguintes variáveis: Sexo; idade; infecção; sangramento; hematoma; seroma; alta hospitalar; rouquidão; hipoparatireoidismo; instrumento utilizado (pinças: bipolar convencional 71 casos, Ligasure 15 pacientes, Harmônico 14 prontuários); tipo de cirurgia (tireoidectomia parcial, tireoidectomia total ou tireoidectomia total com esvaziamento) e histopatologia das selagens dos vasos.

RESULTADOS

Houve a predominância de mulheres acima de 45 anos de idade. Não foram encontrados casos de infecção pós-operatória, de sangramento intra ou pós-operatório, hematoma, rouquidão definitiva e hipoparatireoidismo permanente. Houve um caso de seroma com Harmônico. Ocorreu rouquidão temporária e internação hospitalar maior que 24 horas em 02, 01 e 01 casos, com bipolar, Ligasure e Harmônico respectivamente. A histopatologia da selagem dos vasos sanguíneos foi semelhante nos diversos instrumentos.

CONCLUSÕES

O uso da pinça bipolar convencional se mostrou eficiente e seguro, semelhante as pinças Ligasure e Harmonic para selagens de vasos sanguíneos em cirurgias de tireoide. Evidenciou-se uma hemostasia eficiente e segura, com alta hospitalar precoce e baixos índices de complicações.

Área

CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO

Instituições

HOSPITAL DE BASE - Distrito Federal - Brasil

Autores

Cláudio Eduardo de Oliveira Cavalcanti, Carlos Augusto de Oliveira Cavalcanti, João Batista Monteiro Tajra, Douglas Pinheiro Cavalcanti, Amanda Pinheiro Cavalcanti, Aline Cavalcante Mota, Rosângela Vieira de Andrade