Dados do Trabalho


TÍTULO

LIRAGLUTIDA COMO TERAPIA DE RESGATE NO REGANHO DE PESO EM BARIATRICOS

OBJETIVO

Avaliar o uso de Liraglutida em pacientes bariátricos com reganho de peso superior a 5% do peso total perdido no pós-operatório de bariátrica e que ainda se mantiveram com IMC igual ou superior a 27kg/m2.

MÉTODO

Estudo retrospectivo com base em análise de prontuário de pacientes bariátricos atendidos em consultório especializado em obesidade. Foram analisados 42 pacientes pós-bariátrica que apresentaram reganho de peso maior que 5% do total do peso pedido no pós-operatório, estando com IMC em níveis de obesidade e cuja terapêutica farmacológica indicada foi Liraglutida subcutânea aliado à abordagem nutricional e psicológica e à atividade física. A meta para sucesso terapêutico foi obtenção do IMC abaixo de 27kg/m2.

RESULTADOS

Dos 42 pacientes analisados, 28 eram mulheres e 14 homens, todos idade superior a 18anos, (mediana de 33 anos). Sendo que 37 pacientes foram operados pela técnica de by-pass em y-Roux e 5 pela técnica gastrectomia vertical. A média do peso pré-bariátrica era 118kg e peso mínimo pós-operatório médio 72kg. Já a média de reganho foi de 12,5kg. Com a intervencão medicamentosa diária utilizando-se Liraglutida com dose entre 2,4-3,0mg/dia e tempo médio de uso de 10 meses (mediana 7meses), ocorreu a perda de peso com redução da superfície corpórea para abaixo do IMC 27kg/m2 em 34 pacientes do total de 42 estudados. Entretanto, 3 pacientes perderam menos do que esta meta estipulada, e em 3pacientes foi suspenso o uso desta medicação em virtude de efeitos colaterais (2 com náuseas persistentes e 1 com constipação de difícil manejo), e 2 pacientes abandonaram o seguimento médico.

CONCLUSÕES

Liraglutida demonstra-se como eficaz terapêutica de resgate do peso corporal em pacientes bariátricos, com boa tolerância, aliado à segurança da medicação sabidamente já conhecida, independente da técnica cirúrgica, seguindo evolução similar ao encontrado na literatura em pacientes obesos não-bariátricos.

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE - METABÓLICA

Instituições

INMA - Espírito Santo - Brasil

Autores

ROGER BONGESTAB