Dados do Trabalho


TÍTULO

GANGRENA DE FOURNIER EM PACIENTE COM MIELOMA MULTIPLO: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A gangrena de Fournier é uma infecção polimicrobiana rara associada a fasciíte necrotizante que acomete os tecidos moles profundos da região perineal. Manifesta-se de forma aguda com destruição tecidual, progredindo rapidamente para toxicidade sistêmica, com importante letalidade. Comumente identifica-se fatores predisponentes da síndrome, ratificando a importância de uma investigação clínico-cirúrgica minuciosa. O Mieloma Múltiplo (MM) apresenta-se como causa incomum, sendo suspeitado na presença de lesões de órgão-alvo: ossos, rins, sistema hematológico e neurológico, especialmente os sinais de compressão medular. O tratamento abrangente e oportuno da síndrome e de sua causa subjacente são cruciais para reduzir a sua elevada taxa de mortalidade.

RELATO DE CASO

E.C., sexo masculino, 67 anos, foi admitido em Hospital Público do Distrito Federal com queixa de dor em abdome inferior e MMII associada a diarreia e surgimento de lesão ulcerada em região glútea. Relatava hipotensão recorrente e febre não aferida no dia anterior. Tem história de paraparesia, retenção urinária e parestesia há 6 meses, evoluindo há 2 meses com paraplegia. Foi submetido a desbridamento profundo de área necrosada em nádega e base escrotal e confecção de colostomia em alça. No pós-operatório, evoluiu com edema peniano e aumento da hiperemia e empastamento, sendo necessário novo debridamento cirúrgico, com exposição óssea e tendínea. Foi submetido a TC de tórax e coluna lombar, que evidenciaram múltiplas lesões ósseas líticas. Mielograma mostrou hipercelularidade de medula óssea para a idade com presença de 40% de plasmócitos, sendo diagnosticado Mieloma Múltiplo. Paciente foi encaminhado a serviço de Oncohematologia, onde encontra-se internado até o momento.

DISCUSSÃO

A Síndrome de Fournier é uma infecção necrotizante rara cuja incidência varia de 0,3 a 15 casos por 100 000 habitantes. 70% dos pacientes são homens, em particular os idosos, nos quais as lesões podem se estender para escroto e pênis. Embora indivíduos hígidos possam ser acometidos, sabe-se que pacientes com algum déficit imune como malignidade são afetados com maior frequência, tornando importante a investigação de comorbidades subjacentes. Desse modo, o Mieloma Múltiplo, apesar de infrequente, é fator risco para essa condição. Trata-se de neoplasia plasmocitária que se apresenta com lesões ósseas líticas, insuficiência renal, anemia e hipercalcemia. Em fases tardias, há sinais de compressão medular como dor radicular, disfunção esfincteriana e paraplegia. O diagnóstico é confirmado pela plasmocitose medular ≥ 10%. Cabe ressaltar que as infecções bacterianas são a principal causa de morte no MM assim a antibioticoterapia, abordagem cirúrgica de urgência com remoção do tecido desvitalizado e, eventualmente, derivação do trânsito fecal e/ou urinário são determinantes no prognóstico do paciente.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Hospital Regional de Taguatinga - Distrito Federal - Brasil

Autores

Rafael Costa De Lima, Ingrid Albuquerque Egito, Camila Temporim De Alencar, Jae De Oliveira Silva