Dados do Trabalho


TÍTULO

BENEFÍCIOS DA DUODENOPANCREATECTOMIA EM PACIENTES VITIMAS DE TUMORES PANCREÁTICOS

OBJETIVO

Avaliar o exito da Duodenopancreatectomia nos casos de tumor pancreático ao longo da história e sua eficácia em relação a outros tratamentos para a cura dessa enfermidade.

MÉTODO

Foi efetuado uma revisão de literatura bibliográfica relacionada ao tema, publicada nas bases de dados PubMed, SciELO, Web of Science com as palavras chave: duodenopancreatectomia, tumor de pâncreas, neoplasia e trato gastrointestinal.

RESULTADOS

O tratamento do câncer de pâncreas ainda é um dos maiores desafios terapêuticos para a medicina contemporânea. É a neoplasia mais letal do trato gastrointestinal, com uma taxa de sobrevida em cinco anos de apenas 5%. Sua localização no retroperitônio, com complexas relações anatômicas com o duodeno, via biliar principal, veia cava inferior, aorta e, principalmente, o envolvimento dos vasos mesentéricos, são fatores que contribuem para o elevado índice de complicações após a ressecção completa do tumor, a qual foi nomeada: duodenopancreatectomia. A duodenopancreatectomia é o único tratamento com possibilidade de cura para tumores da região peri-ampular, sendo um dos procedimentos mais desafiadores e especializados realizados por cirurgiões digestivos. Conhecida também como Cirurgia de Whipple, foi o resultado de inúmeras tentativas fracassadas para a cura de tumores pancreáticos, sendo a evolução de colecistogastrotomias e gastrojejunostomias, que encorajaram Whipple a realizar o procedimento em apenas um estágio, obtendo êxito em 1934. As ressecções pancreáticas para tratamento de tumores podem atualmente ser consideradas seguras, porém a conquista definitiva de bons resultados ainda é distante. Do ponto de vista cirúrgico, a recuperação da função gastrointestinal e do estado nutricional podem ser afetados pelo retardo do esvaziamento gástrico e dos problemas associados à insuficiência exócrina. Além disso, pode surgir diabetes melitos com necessidade de medicação oral ou uso de insulina.

CONCLUSÕES

Sendo assim, medidas efetivas de rastreamento, que possibilitem diagnósticos mais precoces, identificação de pacientes de risco e busca de melhores resultados dos tratamentos complementares, parecem ser as medidas mais importantes para melhorar as taxas de cura do tumor de pancrêas, pois mesmo com a escolha de outras técnicas cirúrgicas, a duodenopancreatectomia ainda sim consegue oferecer os melhores resultados em relação a cura de tumores.

Área

CIRURGIA PEDIÁTRICA

Instituições

UNICEPLAC - Distrito Federal - Brasil

Autores

Mariana Thees Perillo Rodrigues, Geovana Thees Perillo Rodrigues, Robson Xavier Ferro Filho, Ana Leticia Argentino Bononi, Renan Lorenzini, Mayza Maressa Oliveira, Mariana Santos Guimaraes, Milena Passos Victor