Dados do Trabalho


TÍTULO

CALCULO GIGANTE DE VESICULA BILIAR: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A etiologia do cálculo biliar é provavelmente uma combinação de defeito no metabolismo lipídico e super-saturação do conteúdo biliar, especialmente do colesterol.(1)
 A colecistectomia laparoscópica é o tratamento padrão-ouro para a doença calculosa da vesícula (2)
Grandes cálculos de vesicula podem causar uma doença complicada que requer cirurgia extensiva. Estas apresentações incomuns incluem síndrome de Mirizzi, fístulas biliares e obstrução da saída gástrica (síndrome de Bouveret) (3,5)

Apresentamos caso de paciente submetido à colecistectomia laparoscópia eletiva sem prévio conhecimento do tamanho do cálculo.

RELATO DE CASO

Paciente masculino, 35 anos, 1,75 cm de altura, 80 kg. Encaminhado para consulta eletiva com quadro de colecistopatia calculosa sintomática e hérnia umbilical, sem comorbidades associadas. Apresentava ecografia abdominal com vesícula biliar “repleta de cálculos” e exames laboratoriais normais.
Foi submetido a colecistectomia laparoscópica sob anestesia geral endovenosa total. Punções em epigastro e infra umbilical (10 mm) e flanco direito e hipocôndrio direito(5 mm) após bloqueio com ropivacaína 10 %.
Na visualização da cavidade foi evidenciado o enorme tamanho da vesícula biliar. Introdução de instrumental para manuseio e exposição da mesma. Impossibilidade total de apreensão e tração da vesícula para dissecção e exposição, apesar de inúmeras tentativas e manobras. Assim, a vesícula foi incisada e aberta, com extração de calculo único e colocação em endobag. A cirurgia prosseguiu de forma normalmente, com retirada da vesícula da cavidade através da punção umbilical.
O calculo foi removido, integro, dentro da bag, após expansão da incisão infraumbilical. A hérnia foi corrigida.

O calculo tinha formato de pêra, de tamanho 91 X 48 mm, com peso de 83 g, e consistência pétrea. Foto 3,4,6 O exame histopatológico revelou colecistite crônica. Alta no segundo dia de pós-operatório e revisão no sétimo dia sem alterações ou sinais de complicações.

DISCUSSÃO

A colelitiase permanece como um dos problemas médicos mais comuns com intervenção cirúrgica como desfecho. Alguns pacientes podem permanecer assintomáticos, enquanto alguns progridem para um estágio que demande cirurgia. Os cálculos biliares podem ser tão pequenos quanto areia ou tão grandes quanto uma bola de golfe. Mas cálculos biliares com um diâmetro de mais de cinco centímetros são muito raros(2)
A colecistectomia laparoscópica é o tratamento padrão-ouro para cálculos biliares sintomáticos (1,2,3,4). Mas a colecistectomia laparoscópica pode ser um procedimento mais difícil na presença de cálculo gigantes como o que encontramos.
Cálculos de vesícula biliar gigante, de tamanho superiores a 5 cm de diâmetro, são muito raros. Apresentamos um caso de cálculo medindo 91 X 48 mm e peso de 83 g. A literatura relata necessidade de conversão nestes casos devido a dificuldade técnica e associação com câncer de vesícula biliar.

Área

VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

Hospital Mãe de Deus - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Fernando Antonio Figueiredo, Danilo Barros, Marina Faria Figueiredo