Dados do Trabalho


TÍTULO

AVALIAÇÃO DOS SINTOMAS DISPÉPTICOS E INTESTINAIS EM PACIENTES SUBMETIDOS A COLECISTECTOMIA

OBJETIVO

Avaliar a prevalência de alterações do hábito intestinal e de sintomas dispépticos em pacientes submetidos à colecistectomia.

MÉTODO

Estudo observacional, longitudinal e prospectivo, realizado através da aplicação de questionário a pacientes internados no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe com colecistectomia programada entre novembro de 2017 e abril de 2018. A aplicação do questionário ocorreu no pré-operatório, após trinta e noventa dias da cirurgia. A análise estatística foi realizada através da categorização dos dados a partir de medidas de tendência central e variância. As diferenças entre grupos foram analisadas através do teste de qui-quadrado. O valor de p considerado estatisticamente significante foi < 0,05.

RESULTADOS

Participaram do estudo 56 indivíduos, sendo 48 mulheres (86%) e 8 homens (14%). A idade dos entrevistados variou de 17 a 81 anos, com média de 47,17. A frequência das evacuações não foi significativamente alterada no período estudado. Quanto ao aspecto, 25% dos pacientes relataram dejeções pastosas no pré-operatório, 33,9% e 42,9%, após trinta e noventa dias respectivamente. Houve redução significante no uso de laxantes (p = 0,006) e constipantes (p = 0,03). A presença de sintomas dispépticos se manteve elevada, sendo 91,1% no pré-operatório e 58,9% após noventa dias da cirurgia. No entanto, passados 3 meses dos procedimentos cirúrgicos, apenas 2 pacientes (3,6%) necessitaram de atendimento em pronto-socorro por conta de queixas dispépticas.

CONCLUSÕES

Pacientes submetidos à colecistectomia apresentam, em um seguimento de noventa dias, uma tendência a alterar o aspecto das fezes, sem alterar o ritmo. Estes também tendem a manter queixas dispépticas, porém com menor frequência e gravidade.

Área

VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Sergipe - Brasil

Autores

Ana Bárbara de Jesus Chaves, Ana Izabel Nascimento Souza, Paulo Vicente dos Santos Filho, Sydney Correia Leão, Antônio Alves Júnior, Marcus Felipe Gonçalves Feitosa, Gabriela Rezende Santos, Valdinaldo Aragão Melo