Dados do Trabalho


TÍTULO

ANALISE DO PERFIL DE PACIENTES COM INDICAÇÃO DE COLECISTECTOMIA POR COLELITÍASE NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EVANGÉLICO DE CURITIBA

OBJETIVO

Verificar a quantidade de crises de dor em pacientes com colelitíase, anteriores à cirurgia.

MÉTODO

Foram estudados 385 pacientes com colelitíase, tratada no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, entre 2012 e 2018. Os dados obtidos foram analisados por gráficos e tabelas de frequência. Para cálculos de associação serão feitos os testes t de student para observações independentes e qui quadrado. Significância adotada: 5%.

RESULTADOS

Dos pacientes entrevistados, 69% são mulheres, enquanto 31% são do sexo masculino. Em média, os pacientes têm 50,5 anos. A grande maioria vive na Grande Curitiba. Cirurgias urgentes foram realizadas em 44% dos pacientes, enquanto eletivas ocorreram em 56% dos casos. Mais da metade dos pacientes teve mais de 3 crises de dor, antes de serem operados. Aproximadamente, 35% deles sofreu de 1 a 3 crises antes da cirurgia. Somente 5% foram operados sem crises de dor. Em média, decorreram 9,44 meses entre o diagnóstico e o tratamento cirúrgico dos pacientes. Quase que a totalidade dos pacientes realizaram ecografias para o diagnóstico da colelitíase. Proporcionalmente, mais homens foram operados imediatamente após o diagnóstico do que mulheres (p=0,001). Pacientes que passaram por mais de um hospital fizeram, proporcionalmente, mais ecografias que os pacientes que foram atendidos apenas pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (p=0,003).

CONCLUSÕES

Pelos resultados obtidos, pode-se estabelecer que os pacientes operados pelo HUEC, em âmbito de SUS, passam muito tempo aguardando a operação. É prudente considerar a opção cirúrgica, para evitar complicações que levem o paciente a ser operado emergencialmente.

Área

FÍGADO

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EVANGÉLICO MACKENZIE - Paraná - Brasil

Autores

GUILHERME FERRARINI FURLAN, CARLOS EDUARDO MATEUS, RAFAEL RODRIGUES SPINOLA BARBOSA, RAFAEL AUGUSTO IORIS, GIOVANA LANDAU DE ALMEIDA LOBO, GUILHERME ANDRADE COELHO, EDILAINE APARECIDA ORCHEL, GUILHERME DIAS FRANZEN