Dados do Trabalho


TÍTULO

AVALIAÇÃO DA DOR ABDOMINAL EM PACIENTES SUBMETIDOS A COLECISTECTOMIA

OBJETIVO

Avaliar a prevalência e as características da dor abdominal em pacientes submetidos à colecistectomia.

MÉTODO

Estudo observacional, longitudinal e prospectivo, realizado através da aplicação de questionário em pacientes internados no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe com colecistectomia programada entre novembro de 2017 e abril de 2018. As entrevistas ocorreram no pré-operatório, após trinta e noventa dias da cirurgia. A análise estatística foi realizada através da categorização dos dados a partir de medidas de tendência central e variância. As diferenças entre grupos foram analisadas através do teste de qui-quadrado. O valor de p considerado estatisticamente significante foi < 0,05.

RESULTADOS

A prevalência de dor abdominal apresentou redução significativamente estatística ao longo do seguimento (p<0,00001). No início do estudo, do total de 56 pacientes, aproximadamente 93% afirmaram sentir dor abdominal, enquanto que ao longo do seguimento, 19,6% manifestaram tal queixa. A localização do sintoma estudado foi predominantemente descrita em hipocôndrio direito. A associação entre ingesta de alimentos gordurosos e aparecimento da dor foi imperativa nos dados coletados (p<0,00001). No seguimento, 80,4% dos pacientes referiram, no pré-operatório, já ter procurado serviços de pronto-socorro por conta de queixa de dor abdominal. Essa procura foi reduzida a zero nos seguimentos de trinta e noventa dias. Houve redução significativa na frequência da dor abdominal (p< 0,00001), acompanhado de uma queda no grau de intensidade, com média avaliada em 9,35 no pré-operatório e 4,54 ao fim do estudo.

CONCLUSÕES

Pacientes submetidos à colecistectomia apresentam, em um seguimento de noventa dias, uma tendência a reduzir prevalência, frequência, intensidade da dor abdominal e necessidade de procura de serviços de pronto-atendimento.

Área

VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Sergipe - Brasil

Autores

Ana Bárbara de Jesus Chaves, Ana Izabel Nascimento Souza, Paulo Vicente dos Santos Filho, Sydney Correia Leão, Antônio Alves Júnior, Marcus Felipe Gonçalves Feitosa, Napoleão Vinicius Neves da Luz Couto Roriz, Valdinaldo Aragão de Melo