Dados do Trabalho
TÍTULO
PERFIL DAS VITIMAS DE TRAUMAS AUTOMOBILISTICOS ATENDIDOS EM SALA DE EMERGENCIA E RELACAO COM TIPOS DE VIAS PUBLICAS
OBJETIVO
Analisar relação entre o tipo de via pública e o perfil das vítimas de traumas automobilísticos, avaliando diferentes parâmetros como idade, gênero, mecanismo, horário do trauma, consumo de bebida alcoólica, local de lesão e escores de gravidade.
MÉTODO
A pesquisa é de natureza descritiva e quantitativa, desenvolvida em um Hospital Universitário de Curitiba, através da aplicação de questionários em 785 vítimas de acidentes automobilísticos que adentraram a sala de emergência entre dezembro do ano de 2016 a fevereiro do ano de 2018. O questionário contém 54 questões, abordando condições do acidente e aspectos clínicos dos pacientes. Descartaram-se questionários incompletos. Os dados foram dispostos em planilha do EXCEL® e analisados através de números absolutos, percentuais e do software Epi Info.
RESULTADOS
Cerca de 26,28% dos pacientes são do sexo feminino, 73,62% do masculino, 75,25% dos politraumatizados estão na faixa etária entre 15 e 45 anos e a média de idade foi 34,48 anos (±30,35). Relacionado aos tipos de vias, 77,96% dos pacientes tiveram traumas em vias urbanas comuns, 15,29% em rodovias e 6,75% em vias calmas. Não houve diferença estatística comparando as vias calmas com as vias não-calmas em relação à idade, sexo, uso de bebidas alcoólicas, horário do trauma, número total de lesões corporais e escores de risco - GAP e MGAP. O RTS médio foi 7,72 (+-0,92), entretanto a maioria dos questionários coletados apresenta RTS acima de 5,5.
CONCLUSÕES
Os traumas ocorridos em vias calmas são de menor gravidade, considerando os escores calculados. Estudos seguintes com amostras maiores são necessários para avaliar a efetividade das vias calmas em relação ao custo de internamento, às complicações e à taxa de óbito.
Área
TRAUMA
Instituições
hospital universitário cajuru - Paraná - Brasil
Autores
Regina Maria Goolkate, Barbara Seidinger Souza, Eduardo Raboni, Carolina Kutscher Ulguim, André Barausse, Luiz Carlos Von Bahten, Gabriel Ramos Jabur