Dados do Trabalho
TÍTULO
PREVALENCIA DE ACIDENTES MOTOCICLISTICOS E FATORES ASSOCIADOS EM PACIENTES ATENDIDOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITARIO DE CURITIBA
OBJETIVO
Identificar a incidência de acidentes envolvendo motocicletas e fatores que estão associados a esse tipo de trauma, tais como idade das vítimas, principais lesões associadas e a prevalência de acidentes de trabalho envolvendo esse tipo de trauma.
MÉTODO
A pesquisa é de natureza descritivo-quantitativa, desenvolvida em um Hospital Universitário de Curitiba. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionário em 1654 pacientes atendidos em sala de emergência, abordando dados demográficos, condições do acidente e aspectos clínicos do paciente entre dezembro do ano de 2016 a fevereiro do ano de 2018. Os dados obtidos foram dispostos em planilha do EXCEL® e analisados de forma descritiva.
RESULTADOS
No período analisado, foram avaliados 1654 pacientes e, dentre estes, 387 pacientes foram vítimas de acidente de moto, correspondendo a 23,3% de traumas atendidos, sendo duas vezes mais prevalente que o segundo mecanismo mais relevante (acidente automobilístico – 12,2%). As colisões de moto envolveram principalmente pacientes jovens (0-19 anos - 24%) e adultos (20-59 anos - 27,4%), superando acidentes automobilísticos (jovens 9,3% e adultos 13,7%) e acidentes de bicicleta (jovens 8,6% e adultos 5,4%). As principais lesões envolvidas foram lesões ortopédicas (245 pacientes) e, destas, 35 fraturas expostas (37,2% de todos os casos analisados). O restante abrangeu 8,7% de traumas neurológicos, 7,5% traumas torácicos e 5,94% de abdominais. Além disso, foi constatado que 25% dos paciente envolvidos nesse tipo de trauma estava em horário de trabalho, classificando essas ocorrências, portanto, como acidente de trabalho.
CONCLUSÕES
Acidentes de motocicletas representam o principal mecanismo de trauma em um importante serviço de emergência de Curitiba, especialmente na população jovem e adulta. Tais informações são importantes para elaboração de medidas efetivas de prevenção e melhor compreensão dos principais mecanismos de trauma e lesões associadas, pontos chaves para o efetivo atendimento inicial desses pacientes.
Área
TRAUMA
Instituições
hospital univeristário cajuru - Paraná - Brasil
Autores
Regina Maria Goolkate, Barbara Seidinger Souza, Fernanda Proença Lepca, André Barausse da Silva, Gabriel Ramos Jabur