Dados do Trabalho


TÍTULO

DEBRIDAMENTO RETROPERITONEAL VIDEO-ASSISTIDO PARA O TRATAMENTO DA NECROSE PANCREATICA INFECTADA

INTRODUÇÃO

A pancreatite aguda é uma afecção comum, geralmente associada a colelitíase. Cerca de 80-90% dos casos são classificados como leves, cujo tratamento se resume a suporte clínico por um curto período de tempo seguido de colecistectomia. Entretanto, alguns casos de pancreatite aguda evoluem com necrose pancreática e são classificados como moderada ou grave, a depender do quadro clínico. A necrose pancreática sem infecção demanda apenas tratamento de suporte. No entanto, quando infectada, atualmente propõe-se um tratamento baseado no "Step-up Approach". Nesse contexto, o desbridamento da necrose pancreática infectada, quando indicada, pode ser feito por endoscopia, por laparoscopia ou por acesso retroperitoneal, antes de se indicar uma laparotomia exploradora. Este vídeo demonstra um caso de desbridamento retroperitoneal video-assistido em um paciente com pancreatite aguda grave e necrose pancreática infectada.

DESCRIÇÃO DO VÍDEO

O vídeo demonstra que é a retroperitoneoscopia para desbridamento da necrose pancreática infectada é factível sem a necessidade de equipamentos e materiais de custo elevado e com bom resultado. Ale'm disso, apesar de ideal, não exige a presença de um dreno percutâneo previamente posicionado. Trata-se de um paciente do sexo masculino de 62 anos, admitido no PS com pancreatite aguda. Evoluiu com sepse de foco abdominal e com evidência de necrose pancreática infectada. Após tratamento com drenagem percutânea sem sucesso, indicou-se o debridamento retroperitoneal video-assistido (VARD). O procedimento foi iniciado por acesso no flanco esquerdo e dissecção romba até acesso da coleção peripancreática, evidenciado por saída de secreção purulenta. A seguir, aspirou-se a secreção e iniciou-se o debridamento de tecido necrótico utilizando uma pinça de Collins sob visão direta com o auxílio da óptica convencional de 10mm de laparoscopia. Todo o tecido foi retirado, evidenciando o remanscente pancreático sem sinais de necrose. Essa loja foi drenada com duas sondas de Levine. O paciente teve resolução completa do quadro séptico.

CONCLUSÃO

O Debridamento retroperitoneal videassistido (VARD) é uma técnica que apresenta algumas vantagens em relação às demais técnicas de debridamento de necrose pancreática infectada. Entre elas, o VARD não necessita de materiais de alto custo como stents ou drenos; não exige acesso transgástrico como o debridamento endoscópico; e não viola a cavidade peritoneal como o procedimento laparoscópico. O VARD deve fazer parte do armamentário do cirurgião. É uma técnica que exige apenas a óptica da laparoscopia, além de materiais de cirurgia convencional, e um conhecimento anatômico amplo, de modo a reduzir o risco de complicações do procedimento.

Área

VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

Hospital do Servidor Público Municipal - São Paulo - Brasil

Autores

Matheus Buzzo, Carlos Augusto Metidieri Menegozzo, Danila Gomes, Aline Biral Zanon