Dados do Trabalho


TÍTULO

CIRURGIA Y DE ROUX E MUDANÇA DE PARAMETROS NO PERFIL GLICEMICO EM PACIENTES PORTORES DE DIABETES MELLITUS TIPO 2 : UMA REVISAO SISTEMATICA

OBJETIVO

Analisar a eficácia gastroplastia em derivação de y de roux em relação a mudança de parâmetros no perfil glicêmico de pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 2.

MÉTODO

Foi realizada uma revisão de literatura na qual se identificaram 22 artigos no Scielo e 34 no Pubmed,. Foram incluídos, inicialmente, apenas estudos clínicos, revisões de literatura e relatos de caso avaliando cirurgia de y de roux e diabetes no período dos últimos cinco anos, nos idiomas: português, inglês e espanhol. Excluíram-se os estudos duplicados, teses e artigos que não constavam na íntegra.

RESULTADOS

Sete artigos preencheram os critérios de inclusão e exclusão. Os artigos selecionados evidenciaram que a gastroplastia em derivação de Y de Roux mostrou-se bastante eficaz para a melhora das comorbidades em pacientes obesos e foi possível observar a redução de níveis glicêmicos e remissão de diabetes melitus tipo 2 (DM2) nesses pacientes. Contudo, deve-se considerar a gastroplastia em y de Roux apenas em pacientes com uma falha terapêutica e com outras co-morbidades envolvidas. A resolução do DM2 da-se pela restrição da ingesta calórica, redução da grelina, redução da resistência a insulina e modulação das incretinas. Um estudo de coorte comparou glicemia de 31 pacientes pós a cirurgia e demostrou redução da glicemia em pacientes com e sem DM2, variando de até 20mg/dl nos pacientes diabéticos. Um estudo transversal com 103 pacientes obesos, demostrou que em 94,1% dos pacientes submetidos a gastroplastia, apresentaram melhora na qualidade de vida e em relação as complicações pós operatórias, 79,6% apresentaram queda de cabelo, 37,9% deficiência nutricional e 35% anemia. Um outro estudo transversal com 143 pacientes obesos, demostrou que 88,2% dos pacientes com DM2 tiveram resolução da doença, 2,9% permaneceram com DM2 e 8,8% apresentaram melhoras.

CONCLUSÕES

É possível observar que a cirurgia em Y de Roux tem sido um método bem eficaz para a resolução da obesidade e mudança dos parâmetros glicêmicos em pacientes portadores de DM2, contudo esse método deve ser utilizado em pacientes selecionados, bem como não deve ser o único meio para cura da obesidade, deve contar com apoio psicológico, nutricional e de atividade físicas.

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE - METABÓLICA

Instituições

Faculdade de Medicina Nova Esperança - Famene - Paraíba - Brasil

Autores

RAFAELLA FIQUENE DE BRITO FILGUEIRA, CRISTINE FIQUENE DE BRITO FILGUEIRA, THASSIA RACHEL BRITO DE FIGUEIREDO ALMEIDA