Dados do Trabalho


TÍTULO

AVALIAÇAO DA RELAÇAO ENTRE A IDADE DE VITIMAS DE TRAUMA E O MECANISMO DE TRAUMA ATENDIDAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITARIO DE CURITIBA

OBJETIVO

Avaliar a relação entre o mecanismo de trauma e a idade das vítimas atendidas em sala de emergência de um Hospital Universitário de Curitiba.

MÉTODO

Trata-se de um estudo transversal, de natureza descritivo-quantitativa. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionário em 1654 dos atendidos nesse serviço, abordando condições do acidente e aspectos clínicos da vítima, entre dezembro de 2016 a fevereiro de 2018. Descartaram-se dados incompletos. Os dados obtidos foram dispostos em planilha do Microsoft Excel ® e analisados de forma descritiva. Para análise, foram estabelecidas três faixas etárias: 0-18, 19-55 e 56-100 anos. Os mecanismos de trauma avaliados no questionário foram: acidentes de trânsito, ferimentos penetrantes, mordedura animal, queda de nível; havendo ainda um espaço denominado “outros” caso nenhum dos mecanismos acima fosse o responsável pelo trauma.

RESULTADOS

Verificou-se que o principal mecanismo de trauma nos pacientes com 0-18 anos e 19-55 anos foi colisão de moto, responsável por 22% e 29% dos traumas nestas faixas etárias, respectivamente. Nos pacientes com 56-100 anos, a queda de mesmo nível foi responsável por 50% dos atendimentos, sendo assim o principal mecanismo traumático nesta faixa etária.
Percebeu-se que o segundo principal mecanismo de trauma nas faixas etárias de 0-18, 19-55 e 56-100 anos, foi, respectivamente, queda de mesmo nível, colisão automobilística e atropelamento.

CONCLUSÕES

Conclui-se que diferentes faixas etárias são acometidas em diferentes proporções pelos mecanismos de trauma. Desta forma, ações preventivas podem ser desenvolvidas de forma direcionada à cada faixa etária e aos mecanismos de trauma que mais a acometem.

Área

TRAUMA

Instituições

Hospital Universitário Cajuru - Paraná - Brasil

Autores

Regina Maria Goolkate, Barbara Seidinger Souza, Isadora Souza Rocha, Bruno Mancini, Lucas Borsari, Gabriel Ramos Jabur, Luiz Carlos Von Bahten