Dados do Trabalho
TÍTULO
PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS PACIENTES VITIMAS DE TRAUMA ATENDIDOS EM HOSPITAL UNIVERSITARIO DE CURITIBA-PR
OBJETIVO
Traçar o perfil das vítimas de trauma atendidas em sala de emergência de um Hospital Universitário de Curitiba.
MÉTODO
Trata-se de um estudo transversal, de característica descritivo-quantitiva. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionário em 1654 vítimas atendidas neste serviço, abordando dados demográficos, condições do acidente e aspectos clínicos dos pacientes. Descartaram-se questionários incompletos, restando 1088. As variáveis analisadas neste estudo foram: sexo, idade, escolaridade, acidente de trabalho e mecanismo de trauma. Os dados foram dispostos em planilha do Microsoft Excel® e analisados através de forma descritiva.
RESULTADOS
: A razão de atendimento de homens para mulheres foi de 2,2 para 1. Verificou-se que 52,3% dos pacientes possuíam de 16 a 35 anos. Neste intervalo, a faixa etária mais acometida foi a de 21 a 25 anos (15,63%), composta majoritariamente (78,82%) por homens. A maioria dos pacientes (31,6%) possuía Ensino Médio completo. Os mecanismos de trauma mais observados foram: colisão de motocicleta (26%), queda de mesmo nível (18,2%) e colisão automobilística (13%). Em 85,1% dos casos, o trauma não foi devido a acidente de trabalho. Entre os homens, o mecanismo mais comum foi colisão de motocicleta (30,31%) e, entre as mulheres, queda de mesmo nível (30,97%). Porém, na faixa etária mais prevalente (21-25), o mecanismo mais comum foi colisão de motocicleta, independente do sexo, escolaridade e da colisão ter ocorrido em horário de trabalho ou não.
CONCLUSÕES
Conclui-se que o perfil da vítima de trauma mais atendida no hospital em questão compreende homens, de 21 a 25 anos, que completaram o Ensino Médio e foram vítimas de colisão de motocicleta fora do horário de trabalho. Tais informações podem direcionar medidas de prevenção voltadas ao perfil de pacientes mais comumente vítima de trauma.
Área
TRAUMA
Instituições
Hospital Universitario Cajuru - Paraná - Brasil
Autores
Regina Maria Goolkate, Barbara Seidinger Souza, Caroline Montenegro, Isadora Souza Rocha, Gabriel Ramos Jabur, Eduardo Raboni, Luiz Carlos Von Bahten