Dados do Trabalho


TÍTULO

CARDIOMIOPATIA PERIPARTO – RELATO DE CASO: ISQUEMIA MESENTERICA POR FENOMENO EMBOLIGENICO DE ETIOLOGIA CARDIOVASCULAR

INTRODUÇÃO

A isquemia mesentérica (IM) é uma entidade pouco comum de dor abdominal. O diagnóstico precoce é determinante na sobrevida do paciente, porém os achados inespecíficos na anamnese e no exame físico dificultam a investigação. Quanto as causas da IM, há um número pequeno de relatos referentes a uma etiologia rara que acomete pacientes do sexo feminino.

RELATO DE CASO

R.F.S.L, feminino, 36 anos, puérpera, agricultora, admitida devido a dor abdominal há cerca de 15 dias, sendo inicialmente leve e difusa. Na admissão se encontrava com fácies tóxica, palidez moderada, taquicardia, abdome distendido, flácido, doloroso à palpação, principalmente em quadrante superior direito, e sem ruídos hidroaéreos. Foi solicitado tomografia computadorizada de abdome que demonstrou distensão liquido-gasosa em alças de intestino delgado com formação de níveis hidroaéreos; imagem sugestiva de oclusão intestinal. A partir de tais achados, a paciente foi encaminhada ao bloco cirúrgico sendo submetida a laparotomia exploradora (L.E) que identificou inviabilidade de alças desde o ângulo de Treitz até o ceco. Optou-se por não o ressecar as alças acometidas e aguardar o curso natural da doença. Com 6 dias da realização da L.E, houve eliminação de fezes após administração de procinético e não havia queixa de dor. O débito obtido por sonda nasogástrica era desprezível e foi decidido iniciar o desmame. Na busca pela provável etiologia da IM aguda foi solicitado ecocardiograma que evidenciou uma fração de ejeção (F.E) de 18%, bem como a presença de 2 trombos cardioembólicos em ventrículo esquerdo, um deles medindo 43x15mm e aderido à parede septal-inferior, o outro na parede ânterolateral medindo 27x21mm. Após 8 dias da cirurgia, a paciente evoluiu com dor difusa a palpação e drenagem espontânea de secreção hialina fétida pela ferida operatória. Foi submetida a nova tomografia de abdome que identificou volumosa coleção intracavitária. O prognóstico era reservado, a família foi orientada quanto a realização de cuidados paliativos e então solicitou transferência para o hospital de sua cidade.

DISCUSSÃO

A principal causa da IM é a oclusão por meio de êmbolos arteriais. Na investigação etiológica é necessário questionar quanto a possibilidade de gestação atual ou prévia no sexo feminino. A cardiomiopatia periparto (CMPP) é definida como uma insuficiência cardíaca sistólica que surge no final do período gestacional ou nos primeiros 6 meses pós-parto sendo uma causa rara de IM e que tem por achado mais importante uma F.E < 45%. Os principais fatores de risco são: idade superior a 30 anos, ascendência africana, distúrbios hipertensivos durante a gestação e multiparidade. O índice de mortalidade é maior a cada nova gestação, tanto pela entidade ser de difícil diagnóstico, como pelo fenômeno emboligênico poder acometer outros órgãos além do intestino delgado. Embora a história materna não seja bem conhecida, o quadro de IM em uma paciente em estado puerperal gera a hipótese de CMPP e, portanto, deve ser investigada.

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

HOSPITAL DE TRAUMA DE CAMPINA GRANDE/UNIFACISA - Paraíba - Brasil

Autores

TITO LÍVIO VIEIRA DE SOUZA E CAVALCANTI DE CASTRO, JHONY WESLLYS BEZERRA COSTA, LARISSA MORAES OLIVEIRA, VITÓRIA PATRÍCIA QUEIROZ COSTA