Dados do Trabalho
TÍTULO
INTUSSUSCEPÇAO CRONICA SECUNDARIA A LINFOMA NAO-HODGKIN DE INTESTINO DELGADO: RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
Linfomas são neoplasias oriundas de células linfóides normais classificados morfologicamente em Linfomas de Hodgkin (LH) e Linfoma não Hodgkin (LNH). O LNH pode provocar diferentes sinais e sintomas de acordo com o seu subtipo histológico e sua localização e extensão no corpo, os mais comuns envolvem aumento linfonodal e perda de peso. Os linfomas gastrointestinais primários são raros, contudo, correspondem à localização extranodal mais encontrada nos LNH. A intussuscepção é caracterizada pela invaginação do segmento proximal do intestino na luz do segmento adjacente, é rara nos adultos sendo responsável por 5% dos casos e 1% da obstruções intestinais. Na população pediátrica as manifestações da intussuscepção são principalmente agudas, ja no adulto causam alterações subagudas e crônicas por diversas patologias que alteram a parede intestinal causando alterações do peristaltismo sendo o diagnóstico um desafio na prática médica. O objetivo deste estudo é relatar o caso raro de intussuscepção em um paciente adulto portador de linfoma não-Hodgkin com acometimento de íleo, admitido em um hospital público do Tocantins com um quadro de abdome obstrutivo.
RELATO DE CASO
Paciente, masculino, 55 anos, deu entrada com queixa de dor abdominal pélvica do tipo cólica, recorrente nos últimos 5 anos. Refere associação com náuseas, vômitos e obstipação, perda ponderal de cerca de 4 kg nos últimos meses e ausência de evacuação há 2 dias. História de prostatectomia há 5 anos. Ao exame físico, bom estado geral, hipocorado e hidratado. Abdome distendido, timpânico e doloroso à palpação difusamente. Encaminhado ao centro cirúrgico para videolaparoscopia diagnóstica por abdome agudo obstrutivo, necessitando ser convertida, em laparotomia exploratória devido ao achado de tumoração medindo aproximadamente 20cm em seus maiores eixos, a 130cm do ângulo de Treitz e tumoração de aproximadamente 8cm, a 100 cm do ângulo de Treitz. Foi submetido a ressecção de tumores com enterectomia e enteroanastomose término-lateral. Apresentou resultado de anatomopatológico compatível com Linfoma não Hodgkin confirmado com imunoistoquímica.
DISCUSSÃO
Este paciente, com idade acima dos 50 anos, relatava exposição a produtos químicos. O papel dos agrotóxicos no desenvolvimento de neoplasias já é reconhecido na literatura médica. O acometimento extranodal pode apresentar-se como nódulos, massas polipóides ou espessamento mural assimétrico ou concêntrico e, geralmente, pode promover dilatação aneurismática da alça acometida. O tratamento da intussuscepção consiste na estabilização hemodinâmica e a cirurgia apesar de ter papel limitado é indicada para as lesões intestinais localizadas e deve ser sempre considerada nos casos de intussuscepção por LNH envolvendo o intestino delgado devido à alta incidência de malignidade e à incapacidade de se diferenciar as causas não-benignas das malignas em intussuscepções entéricas.
Área
INTESTINO DELGADO
Instituições
Hospital Geral de Palmas - Tocantins - Brasil
Autores
LETICIA URZEDO RIBEIRO, AMANDA VIEIRA RUIZ, KAMYLA COUTO SANTANA, CIBELE MEDEIROS REIS, WASHINGTON DE MELO BENTO JUNIOR, ROSILEA DE ALMEIDA MATOS, NIRCE ALVES PEREIRA, RAUL FRANKLIN DURAND FARFAN