Dados do Trabalho
TÍTULO
METODOLOGIA DE AVALIAÇAO DA QUALIDADE DE UM AMBIENTE DE REALIDADE VIRTUAL APLICADO AO ENSINO DA GRADUAÇAO EM CIRURGIA
OBJETIVO
O uso da tecnologia na educação médica veio para superar os limites de espaço e tempo, de modo a propiciar que todos tenham acesso à informação e possam vivenciar diversas maneiras de aprender. Nesse contexto, as simulações através de realidade virtual vêm se difundindo de forma muito rápida na educação. Portanto, a avaliação desses sistemas é muito importante para que se determine a sua validade para a prática na educação.
Objetivo: Descrever uma metodologia para a avaliação qualitativa de um ambiente de realidade virtual aplicado ao ensino da graduação em cirurgia.
MÉTODO
O ambiente de realidade virtual avaliado neste trabalho utiliza uma abordagem de ensino pré, trans e pós-cirúrgica, tendo sido desenvolvido por uma equipe multidisciplinar (médicos, arquitetos e cientistas da computação - em um esforço conjunto de departamentos da UFRGS e PUCRS) com base nos conteúdos da disciplina de bases e técnicas operatórias. A partir de imagens de um bloco cirúrgico foi modelado um ambiente cirúrgico virtual em uma sequência de eventos que simula a turnê diária de um cirurgião no bloco cirúrgico.
A metodologia de avaliação em questão abrange os aspectos técnico (avaliação da usabilidade, da qualidade da interação aluno-computador) e pedagógico (avaliação da utilização deste ambiente nas escolas de medicina na disciplina de bases e técnicas operatórias), além de descrever quatro etapas imprescindíveis para o seu desenvolvimento: reconhecimento do ambiente; planejamento dos questionários; testagem do ambiente; e avaliação preliminar.
RESULTADOS
Os escores subjetivos globais atribuídos ao sistema pelos alunos (de 0 a 10) foram 7 (um aluno), 8 (quatro alunos) e 9 (dez alunos).
As sugestões de melhoria referiram-se a necessidade de mais clareza nas instruções (seis alunos), melhora dos textos e das legendas (cinco alunos) e narrações mais enfáticas (dois alunos). As razões da aprovação foram: aprende-se enquanto se utiliza o programa (um aluno); diferente dos métodos tradicionais (quatro); fácil de aprender (dois); desperta a curiosidade (seis); faz com que se preste atenção (um); diversidade de recursos (um). Os escores subjetivos globais atribuídos ao sistema pelo grupo de cinco médicos foi de 9 ou 10; pelo grupo de cinco analistas de computação foram 8, 9 ou 10; e pelos dois educadores, 8. Ambos os grupos consideraram a experiência como satisfatória ou muito satisfatória nesta avaliação preliminar.
CONCLUSÕES
A metodologia proposta avaliou o ambiente desenvolvido como de qualidade em termos de usabilidade, apresentando o seu conteúdo de acordo com as propostas de ensino e, assim, propiciando o aprendizado. A metodologia de avaliação do ambiente de realidade virtual cirúrgico apresentada neste artigo cumpre com sua proposta inicial de colaborar como referência técnica e pedagógica para avaliadores e desenvolvedores de sistemas educacionais. Além disso, esta metodologia pode ser adaptada para a avaliação da qualidade de ambientes de realidade virtual aplicados a outros públicos-alvo.
Área
ENSINO MÉDICO
Instituições
UFRGS / PUCRS - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
Matheus Jara Reis, Patricia Alejandra Behar, Amarilio Vieira de Macedo Neto, Márcio Sarroglia Pinho, Gllória de Carvalho Palma, Rosilene Jara Reis