Dados do Trabalho
TÍTULO
RELATO DE CASO: HEMOBILIA POS TRAUMA HEPATICO
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO: A hemobilia, é considerada uma rara causa de sangramento agudo do trato gastrointestinal, caracteriza-se pela exteriorização de sangramento pela via biliar devido à sua comunicação com vasos hepáticos e tem como principais etiologias a manipulação do trato biliar, trauma abdominal penetrante ou contuso, tumores hepatobiliares, abscesso hepático, colelitiase e colecistite. Embora não seja normalmente encontrada, a tríade clássica da hemobilia caracteriza-se por sangramento intestinal, icterícia e dor em hipocôndrio direito, podendo se somar a este quadro clinico, colestase ou mesmo sepse biliar decorrente da coagulação sanguínea no sistema biliar.
RELATO DE CASO
RELATO DE CASO: Paciente S.L.M 33 anos vitima de trauma abdominal contuso no dia 29/12/18, atendido em serviço hospitalar local onde realizou TC contrastada que evidenciou lesão traumática hepática grau III, com Blush em segmento VIII e distensão da vesícula biliar, optada por conduta conservadora, sendo liberado para domicilio após 24 horas de observação. Evoluiu com dor abdominal, melena, hipotensão e sudorese sendo readmitido no serviço hospitalar dia 03/01/19 e realizados exames laboratoriais (Hb:6,07 TGO:186 TGP:358) e nova TC de abdome que demonstrou estabilidade da lesão. Durante a internação manteve hemorragia digestiva com repercussão hemodinâmica e hematimétrica sendo necessárias hemotransfusões sequenciais. Realizada nova TC de abdome em 09/01 com aumento das dimensões da lesão traumática hepática. Realizada EDA dia 14/01 que evidenciou resíduos hemáticos na segunda e terceira porção além da papila duodenal. Prescrita antibioticoterapia para colangite com ciprofloxacino e metronidazol por nove dias, sem melhora clinica e laboratorial. Necessitou de nova hemotransfusão e foi transferido para Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, onde foi admitido no dia 18/01, e submetido a embolização de ramos fistulosos. Evoluiu com melhora clinica e laboratorial , recebeu alta no dia 28/01. MÉTODO: Trata-se de um estudo tipo relato de caso com revisão de literatura.
DISCUSSÃO
DISCUSSÃO: Apesar de se tratar de uma rara patologia, a hemobilia representa um diagnostico importante em pacientes traumatizados com quadro de dor abdominal e sangramento gastrointestinal. A rápida identificação deste quadro bem como a implementação do tratamento adequado é essencial para o correto manejo da patologia, visto que a terapêutica abrange métodos muitas vezes indisponíveis nos serviços hospitalares do nosso pais, necessitando muitas vezes de transferência dos pacientes para serviços de referencia.
Área
FÍGADO
Instituições
SANTA CASA BELO HORIZONTE - Minas Gerais - Brasil
Autores
João Guilherme Ribeiro Jordão Sasso, Renata Tiemi Moreira de Resende, Cassia Rafaela Leão Brito, Gabriela Cotta Lipiani, Bianca Borges, Bruno Henrique Alvarenga, Rodrigo Muzzi de Oliveira Safe, Eduardo Nacur Silva