Dados do Trabalho


TÍTULO

TRATAMENTO DE CEAP 6 POR ESCLEROTERAPIA COM ESPUMA DE POLIDOCANOL GUIADA POR ULTRASSOM

INTRODUÇÃO

As úlceras de membros inferiores referem-se ao estágio final da insuficiência venosa com anos de tratamento inadequado ou da ausência de tratamento das varizes, em geral associadas a refluxo de veias safenas. As ulcerações podem ser extensas e, em geral, exigem repouso prolongado com membros inferiores elevados por semanas ou meses. Embora efetiva para cicatrização, essa forma de tratamento tem baixa adesão por parte dos pacientes. Ainda, a instalação da úlcera adia o tratamento cirúrgico até que as ulcerações estejam cicatrizadas.

RELATO DE CASO

Homem, 54 anos, trabalha como frentista em posto de combustível. Apresenta lesão trófica em região maleolar do membro inferior direito há 8 meses. No exame físico, observado ferimento com uma placa necrótica escura, hiperpigmentação no terço distal da perna, lipodermatoesclerose e pulsos preservados. Eco-Doppler mostrou refluxo na veia safena interna em toda extensão e na veia poplítea. Optamos por realizar o tratamento com escleroterapia através da espuma de polidocanolecoguiada em três sessões com intervalo de 10 dias entre elas. O paciente apresentou boa tolerância ao procedimento (não houve necessidade de anestesia), e houve cicatrização completa da lesão.

DISCUSSÃO

A escleroterapia com espuma é a aplicação de um agente esclerosante, guiada pelo ultrassom, em determinada veia insuficiente. A utilização desse método tem ganhado popularidade nos últimos anos por ser um procedimento seguro e eficaz, com baixo índice de complicações e com resultados semelhantes aos da cirurgia. Além de possibilitar o tratamento de pacientes que não tinham acesso ou tinham contraindicações ao procedimento cirúrgico, como os que apresentam ulcerações venosas,é um procedimento relativamente barato, minimamente invasivo e que pode ser repetido várias vezes no caso de recorrência das veias incompetentes, tornando a escleroterapia uma modalidade de tratamento efetiva e eficaz.

Referências: OLIVEIRA, Alexandre Faraco de; OLIVEIRA FILHO, Horácio de. Escleroterapia de safena associada a enxerto de pele no tratamento de úlceras venosas. J. vasc. bras., Porto Alegre , v. 16, n. 4, p. 270-275, Dec. 2017 . Availablefrom. accesson 08 Mar. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.008217.

CERATTI, Sandro et al .Ecoescleroterapia com espuma no tratamento da insuficiência venosa crônica. RadiolBras, São Paulo , v. 44, n. 3, p. 167-171, June 2011 . Available from . access on 08 Mar. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-39842011000300009.

Área

CIRURGIA VASCULAR

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA NOVA ESPERANÇA - Tocantins - Brasil

Autores

ESTEPHANYE VASCONCELOS NUNES DE FARIAS, AUGUSTO CÉSAR LACERDA BRASILEIRO, ADA RHALINNE DIAS ARRUDA SILVA ARAÚJO, ARTUR MENEZES MARSICANO DE ARAÚJO, MIGUEL XAVIER BEZERRA BARBOSA, OSÉAS NAZÁRIO DE OLIVEIRA JÚNIOR, ARYANA MEDEIROS SILVA, VITOR ARRAIS DE LAVOR MONTEIRO