Dados do Trabalho


TÍTULO

A NEOPLASIA TIREOIDEANA FOLICULAR NAO INVASIVA COM CARACTERISTICAS NUCLEARES DE SEMELHANÇA PAPILIFERA (NIFTP) PODE IMPACTAR NAS TAXAS DA MALIGNIDADE E NO TRATAMENTO?

OBJETIVO

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentou uma nova nomenclatura histológica para o manejo dos tumores tireoideanos foliculares que são encapsulados, não invasivos e que apresentam qualidades nucleares semelhantes aos do carcinoma papilífero. A neoplasia tireoideana folicular não invasiva com características nucleares do tipo papilar (NIFTP) é agora considerada uma neoplasia benigna em vez de um carcinoma. As características macro e microscópicas contemplam a própria nomenclatura desta nova entidade. O objetivo deste estudo é analisar o impacto dos casos de NIFTP nas taxas de malignidade e sua influência no tratamento proposto.

MÉTODO

Estudo de coorte retrospectivo de pacientes em um centro de alta complexidade em oncologia submetidos à tireoidectomia total por nódulos tireoideanos entre Janeiro/2017 e Novembro/2018. Punção aspirativa por agulha fina (PAAF), laudo histopatológico, realização ou não de esvaziamento cervical e características demográficas foram registradas.

RESULTADOS

270 tireoidectomias totais foram realizadas. Oito (2,96%) pacientes tiveram NIFPT no histopatológico. PAAF pré-operatória revelou Bethesda I em 2,97%, II em 12,96%, III em 4,82%, IV em 12,60%, V e VI em 17,40%, e 31,85% não realizaram PAAF. Entre os oito casos do NIFTP, quatro foram Bethesda IV, um foi Bethesda I e três não foram submetidos à PAAF, e dois foram submetidos a esvaziamento cervical, que não apresentou acometimento linfonodal. 86,3% eram mulheres e a idade média de todos os pacientes era de 50,71 anos. A taxa de malignidade foi de 61,5%, com uma diminuição geral de 3%, uma vez que o NIFTP foi considerado benigno.

CONCLUSÕES

O uso da classificação NIFTP contribuiu para uma diminuição geral nas taxas de malignidade em nossa instituição. O tratamento mais agressivo, como tireoidectomia total e esvaziamento cervical, deve ser reconsiderado nesses casos.

Área

CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO

Instituições

INSTITUTO MARANHENSE DE ONCOLOGIA ALDENORA BELLO - Maranhão - Brasil

Autores

LUCAS ALLAN RIBEIRO PORFÍRIO, RAIMUNDA RIBEIRO DA SILVA, SEBASTIÃO PORFÍRIO DA SILVA, LARISSA KAROLYNNE RIBEIRO PORFÍRIO, DIEGO AGRA DE SOUZA, DAYSE EVELINE SANTOS SOUSA, GYL EANES BARROS SILVA, EVELINE BRANDÃO MADEIRA