Dados do Trabalho


TÍTULO

ADENOCARCINOMA DE COLON COM METASTASE EXCLUSIVA PARA PELE - RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O adenocarcinoma de cólon com metástase exclusiva para pele é incomum, ocorrendo em apenas 5% dos casos. Relatamos um caso operado em nosso serviço em que o paciente apresentava lesão cutânea semelhante a lesão encontrada no cólon.

RELATO DE CASO

Paciente R.R.S., 78 anos, sexo masculino, internado em unidade hospitalar terciária, Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos, há 1 mês iniciou com lesão ulcerada friavel em região mandíbula e esquerda com tumoracao em região torácica e dorsal de forma irregular. Há 1 semana iniciou com dor abdominal em região de mesogastrio associada a hematoquesia e obstipacao intestinal, com perda de 15kg em 6 meses. Foi submetido a colonoscopia que evidenciou adenocarcinoma de cólon transverso proximal, além de adenoma tubular com displasia moderada de cólon descendente e reto. O paciente 5 dias após colonoscopia foi submetido a biópsia de face, tronco e região dorsal sendo evidenciado na anatomia patológica metástase de adenocarcinoma de origem colonica. O paciente evoluiu com metástase para couro cabeludo e piora clínica, entrando em óbito no trigésimo terceiro dia após biópsias.

DISCUSSÃO

A disseminação do carcinoma metastatico mais recorrente é a via linfo-hematogenica, afetando principalmente o fígado, pulmões, ossos e sistema nervoso central. Contudo, também pode ser disseminada por contiguidade ao peritônio ou a órgãos intra-abdominais. Bálsamo e Formiga descreveram metástase de adenocatcinoma colorretal no maxilar. O carcinoma metastatico pode assumir aparências como violaceo, nódulos incolores, firmes, simples ou múltiplos, mimetizando cistos epidermicos, linfoma e neurofibromas. Os dados de lesões microscópicas cutâneas do carcinoma colonico são escassas na literatura. A identificação de metástase cutânea a partir de uma malignidade interna é considerada sinal de mau prognóstico. A sobrevida após o diagnóstico de metástase cutânea varia de 1 a 34 meses, e dos pacientes com câncer de cólon é de 18 meses, segundo Lookingbill et al..

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Complexo Hospitalar Padre Bento - São Paulo - Brasil

Autores

Ricardo Gomes Camacho, Raissa F Guimarães Dias Soares , Mariani Correa Mendes, Wilton Cardozo Schmidt, Maria Ivone Otsubo Hayasida, Marco Antonio Pereira Mariano, Getulio Soiti Obara