Dados do Trabalho


TÍTULO

ADENOCARCINOMA ORDINARIO DE INTESTINO COM EXTENSA OSSIFICAÇAO HETEROTOPICA BENIGNA

INTRODUÇÃO

Ossificação heterotópica (OH) é um termo usado para descrever uma formação óssea em um tecido que normalmente não ossifica, podendo ocorrer em lesão primária ou metastática (SHI et al., 2011). A patogênese é incerta, mas geralmente é considerada como um processo reativo a uma variedade de estímulos, dentre eles, neoplasias (KAPLAN et al., 2004). Nesse contexto, o adenocarcinoma intestinal pode secretar uma substância desconhecida que simula a formação óssea, originando uma metaplasia histologicamente benigna, provavelmente em resposta a processos reparativos, caracterizada por células com aparência de osteoblastos, na superfície de depósitos minerais, podendo se desenvolver de células mesenquimais preexistentes dentro do estroma tumoral, o qual se calcifica pela ação de enzimas, tais como fosfatase alcalina e anidrase carbônica (FENOGLIO-PREISER et al., 1998). O objetivo deste estudo é relatar um caso de Ossificação Heterotrófica.

RELATO DE CASO

EML, masculino, 52 anos, natural e residente de São Luís–MA, diagnosticado com adenocarcinoma de sigmoide, bem diferenciado pT3 pN2 M0. Iniciou tratamento com protocolo XELOX, evoluindo com regressão inicial e posterior processo expansivo à esquerda na projeção do sigmoide, com compressão do ureter distal e hidronefrose ipsilateral, evidenciado pela TC de abdome total e associado ao CEA de 15,5ng/mL. Reiniciado tratamento com protocolo FOLFIRI por 6 ciclos, seguindo-se com diminuição da lesão e CEA. Após 6 meses, PET-CT demonstrou massa retroperitoneal e atividade neoplásica. Indicada retossigmoidectomia, linfadenectomia, colostomia e nefrectomia esquerda. Na análise anatomopatológica do retossigmoide: massa tumoral mal delimitada, de 6cm, consistência firme com áreas pétreas; e diagnóstico de Adenocarcinoma grau II associado à intensa ossificação heterotópica (extensas trabéculas laminadas de tecido ósseo). Paciente evoluiu com dor lombar, constipação e aumento do CEA para 95,1ng/mL. Foi internado devido episódios de vômitos e náuseas refratários à medicação, fístula entérica, dor intensa e obstrução intestinal, indo à óbito por choque não especificado.

DISCUSSÃO

Trata-se um caso pouco frequente e exuberante de Ossificação Heterotrófica associada ao Adenocarcinoma de cólon com evolução rápida para óbito. O conhecimento acerca da OH relacionada a essa neoplasia é relevante para evitar um diagnóstico equivocado de outros tumores primariamente ósseos, cujo tratamento é diversificado.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

INSTITUTO MARANHENSE DE ONCOLOGIA ALDENORA BELLO - Maranhão - Brasil

Autores

RAIMUNDA RIBEIRO DA SILVA, LUCAS ALLAN RIBEIRO PORFÍRIO, LARISSA KAROLYNNE RIBEIRO PORFÍRIO, DIOGO AGRA DE SOUZA, DAYSE EVELINE SANTOS SOUSA, GYL EANES BARROS SILVA, EVELINE BRANDÃO MADEIRA