Dados do Trabalho


TÍTULO

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA PÓS SIMPATECTOMIA LOMBAR NO TRATAMENTO DA HIPERIDROSE PLANTAR

OBJETIVO

Avaliar a qualidade de vida dos indivíduos com hiperidrose primária plantar antes e após a realização da cirurgia de simpatectomia lombar retroperitoneoscópica.

MÉTODO

Estudo longitudinal, realizado através da avaliação dos prontuários de 58 pacientes submetidos a simpatectomia lombar
retroperitoneoscópica de outubro de 2005 a outubro de 2014, realizado na cidade de Aracaju/SE. todos os pacientes haviam sido submetidos previamente a simpatectomia torácica a pelo menos 6 meses. No período pré-operatório, os pacientes relataram os distúrbios causados pela hiperidrose primária plantar. No pré-operatório e no pós operatório após trinta dias e aos doze meses da simpatectomia lombar retroperitoneoscópica, aplicou-se o questionário validado de qualidade de vida. Avaliou-se a recorrência e os efeitos adversos da simpatectomia lombar retroperitoneoscópica. O nível de satisfação foi analisado com base no relato dos pacientes no pós-operatório, considerando se eles se arrependeram da cirurgia ou se eles a recomendariam para outros pacientes com hiperidrose primária plantar. A coleta de dados foi realizada no período de março de 2015 a abril de 2016

RESULTADOS

Dos 58 pacientes entrevistados, 36 (62,1%) foram do sexo feminino e 22 (37,9%) do sexo masculino. A qualidade de vida foi descrita no período pré-operatório como muito ruim em 89,8% dos casos e ruim em 10,2%. Foram realizadas 116 simpatectomias lombar retroperitoneoscópica e após trinta dias da cirurgia, houve resolução de hiperidrose primária plantar em 100% dos pacientes. Três (5,2%) relataram nevralgia transitória da coxa e dezenove (32,7%) apresentaram parestesia transitória nos membros inferiores e não houve relatos de ejaculação retrógrada. Após 12 meses da simpatectomia lombar retroperitoneoscópica, 49 dos 58 pacientes preencheram adequadamente o questionário de acompanhamento e referiram aumento leve a moderado na sudorese compensatória pré-existente. Após seis meses da cirurgia, um paciente teve recorrência. A melhora na qualidade de vida foi relatada em 98% dos pacientes operados.

CONCLUSÕES

O método da simpatectomia lombar retroperitoneoscópica é seguro e eficaz para o tratamento da hiperidrose primária plantar em ambos os sexos. Ocorreu um aumento leve a moderado na hiperidrose compensatória em aproximadamente metade dos pacientes, mas sem efeito negativo no nível de satisfação por ter sido submetido ao procedimento cirúrgico e uma melhora importante na qualidade de vida.

Área

CIRURGIA TORÁCICA

Instituições

UNIVERSIDADE TIRADENTES - Sergipe - Brasil

Autores

MARIA VERONICA SANTOS , VANESSA ROCHA SANTANA, RENATA LIMA BATALHA ANDRADE, CARLA VIVIANE FREITAS JESUS, YASMIM ANAYR COSTA FERRARI, CICERA SOUZA SILVA, EDNA SANTOS DIAS, SONIA OLIVEIRA LIMA