Dados do Trabalho
TÍTULO
RELAÇAO MEDICO-PACIENTE EM UMA UNIDADE DE CIRURGIA GERAL DO DISTRITO FEDERAL
OBJETIVO
Este projeto busca avaliar a relação médico-paciente em uma unidade de Cirurgia Geral de Brasília – DF de modo a contribuir na reflexão da prática médica, na melhoria da comunicação e como instrumento auxiliador em programas de humanização na relação médico-paciente.
MÉTODO
Trata-se de estudo descritivo de caráter observacional, transversal e quali-quantitativo realizado em uma unidade de Cirurgia Geral do Hospital Regional de Taguatinga – DF, no período de 15 de setembro a 20 novembro de 2018. Foi aplicado a 50 pacientes internados na enfermaria de Cirurgia Geral o ‘Questionário comportamento comunicativo do médico’, instrumento elaborado e validado por Luciana Mantovani Nocetti Croitor em dissertação de mestrado no ano de 2010 na Universidade Federal de Minas Gerais. Posteriormente, foi realizada entrevista semi-estruturada com questões fechadas e abertas sobre a internação e a relação médico-paciente.
RESULTADOS
Os resultados obtidos foram analisados de acordo com cinco temas: desafio, encorajamento e elogio, apoio não-verbal, compreensão e relação amigável e controle. Questionou-se se o médico faria perguntas para verificar se o paciente entendeu o seu problema de saúde: 65,63% dos pacientes informaram que são “sempre” e “frequentemente” questionados e 9,38% nunca foram questionados. Foi verificado que 78,1% dos pacientes “sempre” ou “frequentemente” percebe gesto afirmativo dos médicos que demonstram estar entendendo o que falam. Quase totalidade dos entrevistados tiveram uma boa experiência com os médicos. Cerca de 43,75% relatam que os médicos escutam sua opinião sobre a escolha do tratamento e, em 84,38% dos casos, o médico se dispôs a mudar “às vezes”, “frequentemente” e “sempre” a forma de tratamento quando o paciente não conseguiu realizá-lo. A partir da entrevista, notou-se a satisfação da maioria dos pacientes com a assistência à saúde e boa relação médico-paciente. Houve vários relatos de conflitos com a equipe de enfermagem devido relacionamento ruim e falta de assistência.
CONCLUSÕES
A comunicação é fundamental para o estabelecimento e o sucesso na relação médico-paciente. Identificou-se grande satisfação por parte dos pacientes internados em relação ao comportamento comunicativo dos médicos, sendo verificados diversos elogios durante as entrevistas e agradecimentos pelo serviços oferecidos. A percepção de diversos conflitos comunicativos entre a equipe de enfermagem e o pacientes torna-se necessárias mudanças administrativas e educação continuada da equipe para melhora dessa relação.
Área
ENSINO MÉDICO
Instituições
Hospital Regional de Taguatinga - Distrito Federal - Brasil
Autores
Rafael Costa De Lima, Ingrid Albuquerque Egito, Marcos Dorival Zago